Pular para o conteúdo principal

SEM TERMINAL DE PASSAGEIROS. TERRENO PODE DAR LUGAR A ESTACIONAMENTO DE VEÍCULOS

Lavras ainda não conta com terminal de passageiros na região central. Ideia pode ser frustrada por decisão de se construir um estacionamento de veículos

Tido como exemplo de eficiência e até mesmo de sustentabilidade, alternativa viável e valorizada nas grandes metrópoles de países desenvolvidos, o transporte público no Brasil ainda sofre com o descaso dos governantes, o que limita o seu acesso e a qualidade do serviço.

Em Lavras, no Sul de Minas, o transporte coletivo de passageiros sempre foi alvo de reclamações. Seja pelo preço, pela demora na circulação das linhas disponíveis, muito devido a gargalos de tráfego nas vias da cidade, seja também pela qualidade do serviço prestado.

Em dezembro de 2016, no final do governo do prefeito Silas Costa Pereira (PMDB), um problema que há 6 anos espera por uma solução foi resolvido. Foi feito o aterramento da cratera que abrigaria a sede do Legislativo lavrense na Praça Santo Antônio, na região central, retirando também os tapumes que cercavam o terreno na Praça Santo Antonio.

Como terreno foi devolvido pela Câmara local a prefeitura municipal, com o serviço realizado, o ex-prefeito Silas Costa Pereira afirmou que estava em negociação com a concessionária de transporte coletivo para que aquele espaço fosse transformado em um terminal de passageiros.

A grande maioria das linhas do transporte coletivo de Lavras passam pela região central da cidade, que não conta com um terminal.

Em janeiro deste ano, José Cherem (PSD) assumiu a prefeitura e o local passou então a ser improvisado como estacionamento de veículos, principalmente devido a decisão polêmica e questionada da atual administração que retirou o estacionamento de veículos nos dois lados da Rua Francisco Salles.

Nesta semana, a situação do local ganhou um novo capítulo. Segundo informações que circulam na imprensa local, o prefeito Cherem deverá realizar uma licitação para que no terreno seja erguido um prédio até 3 andares, para abrigar um estacionamento vertical de veículos.

Além disso, de acordo com as informações, que surgiram em uma publicação na rede social Facebook do vereador Ennio Mendes de Siqueira (PMDB), também seriam construídos sanitários públicos no local.

A notícia enterra as expectativas da cidade ter um terminal de interligação de linhas urbanas de passageiros na região central, ficando novamente em posição retardatária frente a outros municípios da região.

O anúncio da possibilidade de construção do estacionamento já é alvo de polêmica e discussões na cidade.

Leia também: Administração passada planejava construir terminal de ônibus no Centro de Lavras

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...