Pular para o conteúdo principal

STARTUP DE ALUNOS DA UNIFEI CRIA SMART TOY BRASILEIRO



Jorge Junior, Thiago Souza, Caio Rocha e Willian Uehara, fundadores da Guimo Toys

O brinquedo Guimo em sua versão padrão

Guimo na versão carrinho

A startup Guimo Toys, composta por três graduados e um graduando da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), acaba de lançar seu smart toy, o Guimo, utilizando a ideia do “faça você mesmo”, que promete mudar o cenário deste tipo de brinquedo no Brasil. 

Os smart toys são uma nova categoria de brinquedos educativos que se ligam a aparelhos digitais, como tablets, smartphones ou computadores.

Jorge Junior, graduado em Ciência da Computação; Thiago Souza e Willian Uehara, graduados em Engenharia de Controle e Automação, e Caio Rocha, graduando em Administração de Empresas da Unifei, são os fundadores da Guimo Toys, que iniciou suas atividades em 2015.

O Guimo é um smart toy modular criado “para inspirar as crianças a viverem experiências de outro mundo”, como relatam os criadores do brinquedo. 

Segundo os idealizadores, “ele é um ser de outro planeta que estava em uma missão intergaláctica, mas foi atingido por um meteoro e caiu na terra, perdendo parte de suas peças, programação e personalidade, e é objetivo das crianças encontrar suas peças e ajudá-lo a recuperar sua programação e moldar sua personalidade”.

Os sócios da startup explicam que “ainda é possível explorar outros mundos com o Guimo”, introduzindo os princípios de STEM para as crianças. 

“Usando nosso aplicativo gratuito em um tablet ou smartphone compatível, as crianças aprendem a programar, divertem-se e interagem enquanto fazem o Guimo conversar, dançar e navegar por toda a casa”, detalham, os criadores.

Cada módulo do brinquedo possui sensores, o que faz com que eles reajam ao ambiente em torno deles, deixando a brincadeira ainda mais divertida. 

“O Guimo é open source (CERN-OH e GPL-v3); sendo assim, qualquer pessoa pode dar vida ao seu próprio Guimo”, dizem os sócios.

Segundo eles, a comunidade auxilia no desenvolvimento do produto, construindo novos módulos e funções para ele, além de popularizar o smart toy no Brasil. 

Segundo os responsáveis pela startup, “por meio do ‘faça você mesmo’ é possível dar vida ao Guimo, personalizar, brincar e ter um amigo de outro planeta para se divertir, democratizar e popularizar essa categoria de brinquedo no Brasil, empoderando crianças, pais e entusiastas a criarem e compartilharem suas criações baseadas no Guimo”.

Para incentivar e auxiliar “todos que queiram dar vida ao seu próprio Guimo e ingressar com ele nessa aventura intergaláctica”, a empresa lançou tutoriais, que “permitem conectar o brinquedo ao App do smartphone, transformá-lo em pirata, dar a ele um rosto personalizado, criá-lo em madeira ou papel, montar a parte eletrônica e até dar sua contribuição para ajudar o Guimo em sua missão”, como informam os idealizadores. 

Os tutoriais foram lançados e têm atualizações diárias. A Guimo Toys também mantém atualizado seu repositório no GitHub (https://github.com/guimotoys/).

A Guimo Toys
Criada em 2015 por quatro então graduandos da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) durante o Startup Weekend Maker, realizado na instituição, a Guimo Toys nasceu com o propósito de inspirar as crianças a viverem experiências de outro mundo, inicialmente fazendo isso através de seu smart toy, Guimo.

Desde então, a startup participou das edições de 2016 e 2017 do Startups & Makers, da Campus Party Brasil; foi pré-acelerada, em 2016, pelo LAB001, programa de pré-aceleração em hardware e hard sciences da Unifei, e tornou-se uma das vencedoras da Liga do Campeões Bota Pra Fazer 2016, da Endeavor. Atualmente, é acelerada pela Baita Aceleradora, de Campinas - SP.

Segundo a professora Juliana Caminha, do Instituto de Engenharia de Produção e Gestão (IEPG), no LAB001, do Centro de Empreendedorismo da Unifei (CEU), que acompanha a trajetória da Guimo Toys, os idealizadores validaram a startup, contando com a presença de mais de 100 pessoas entre crianças, pais e especialistas, para criar um projeto realmente especial. 

“Agora estão sendo acelerados pela Baita, a mesma aceleradora da AgroSmart, e já estão fazendo barulho com o projeto de Open Hardware”, disse ela.

da assessoria UNIFEI

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...