Pular para o conteúdo principal

AEROPORTO INTERNACIONAL EM POUSO ALEGRE DESPERTA INTERESSE DE MUNICÍPIOS DA REGIÃO


A construção do Aeroporto Internacional em Pouso Alegre, no Sul de Minas, está sendo o assunto de maior repercussão entre as administrações municipais do Sul de Minas. Tudo por conta do impacto econômico que o empreendimento proporcionará à região.

Várias são as prefeituras que consultam o setor de Projetos Especiais da Prefeitura de Pouso Alegre, desejosas de conhecer detalhes do empreendimento e do Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) que foi apresentado à Secretaria de Aviação Civil (SAC) e teve o seu acolhimento sem qualquer restrição.

Exemplo disso foi a visita que fez ao prefeito Rafael Simões (PSDB), no último dia 11, o seu colega da cidade de Machado, Julbert Morais (PMDB), que acompanhado de assessores e empresários discorreu sobre o interesse que tem o seu município em integrar a campanha pela construção do Aeroporto Internacional de Pouso Alegre.


O prefeito Julbert Morais revelou que em seu município já descortina a vocação industrial. Esta vem associada à forte agricultura que tem como carro chefe a produção de café de qualidade superior, tipo exportação. 

Por si só, esses argumentos refletem o interesse que tem o município em juntar-se aos demais que apóiam a construção do Aeroporto Internacional em Pouso Alegre.

Ele informou que o município já dispõe de um Distrito Industrial e que está prestes a acolher uma grande indústria beneficiadora de café, estando os investidores preocupados com o escoamento dos seus produtos para os mercados consumidores internacionais. 

Ele vê no Aeroporto Internacional de Pouso Alegre a solução para o escoamento da produção industrial da região Sul Mineira.

Esse interesse é crescente e outros municípios com produção industrial arrojada e dependentes de importação de matéria prima e exportação dos produtos robustecem a corrente pró-aeroporto, revela o prefeito de Pouso Alegre Rafael Simões. 

São exemplos disso os que compõem a área tecnológica e estão empenhados no incremento das exportações que geram riquezas, postos de trabalho e rendas, complementa.

Acrescenta a esses fatores positivos a rica produção agrícola do Sul de Minas. Municípios produtores de hortifrutis, principalmente aqueles vocacionados à cultura do morango, por ser este um fruto sensível e facilmente perecível, muito ganhariam com a evolução da logística de escoamento do produto in natura.

“Além do mais, o anúncio da vinda de novos centros de distribuição para Pouso Alegre e a liberação do Centro Logístico e Industrial Aduaneiro (Porto Seco), além do posicionamento geográfico privilegiado do município que está entre os principais centros consumidores do país no sudeste – São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte – acenam favoravelmente para a consolidação do Aeroporto Internacional”, defende o prefeito. 

Sem restrição da SAC
A intenção de retomar o projeto do Aeroporto Internacional de Pouso Alegre foi revelada no final de junho, quando o secretário de Desenvolvimento Econômico Dino Francescato esteve na Secretaria de Aviação Civil (SAC), em Brasília. 

O órgão, vinculado ao Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, acolheu sem qualquer restrição o edital de Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) elaborado pela Prefeitura de Pouso Alegre.

O procedimento estabelece normas para convocação de empresários interessados em realizar os estudos que possam subsidiar a confecção de edital de concorrência pública para sua concessão. 

Caberá aos interessados fazer os levantamentos de mercado, com avaliação de demanda e receitas previstas; de engenharia, prevendo um novo local para o aeroporto e a construção de uma ligação com a BR-381; impactos sócio-ambientais; avaliação econômico-financeira e aspectos jurídicos. 

Todos os custos decorrentes dos levantamentos correrão por conta dos empresários que se credenciarem para a realização dos estudos.

com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...