Pular para o conteúdo principal

BOA NOTÍCIA: ANVISA LIBERA MEDICAMENTO PARA COMBATE AO CÂNCER DE PULMÃO

 
Armando de Mattos, médico da Oncominas, explica como é o tratamento e seu público alvo
 
Neste domingo, 9, foi comemorado o Dia Nacional do Oncologista. E nesse ano, a classe médica especializada tem mais motivos para comemorar.
 
Pela primeira vez no Brasil, um tipo de câncer de pulmão avançado poderá ser combatido com um medicamento moderno, em vez da tradicional quimioterapia.

Estamos falando do Pembrolizumabe, uma droga imunoterápica da farmacêutica MSD e que acaba de ser liberada no País pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)

“Trata-se de uma mudança significativa porque é a única vez que uma imunoterapia tem resultados superiores aos da químio como primeira linha de tratamento do câncer de pulmão”, destaca o médico da Oncominas, Armando de Mattos.

O uso do Pembrolizumabe como primeira estratégia contra cânceres de pulmão avançados se restringe aos tumores de não pequenas células, que representam 85% dos casos no Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Além disso, para que essa arma possa ser usada, é necessário que o tumor apresente uma expressão elevada de proteína PD-L1, isso porque o fármaco age de maneira mais eficaz nesses casos, impedindo que o tumor iniba o sistema imunológico.

Segundo Armando de Mattos, cerca de um quarto dos pacientes possuem tumores com concentração elevada de PD-L1.

Especificamente nesse grupo, estudos mostram que 61% permaneceram vivos após 18 meses de tratamento, contra 43% dos voluntários que tomaram um coquetel quimioterápico.

"É um número surpreendente, visto que estamos falando de uma doença em estágio avançado”, conclui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...