Pular para o conteúdo principal

CPI CONVOCA EX-PREFEITO MARCIO LACERDA

Oitiva está prevista para 18 de setembro; também serão ouvidos os ex-secretários de Educação, de Saúde e de Governo
 
Novas oitivas da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) que investiga a PBH Ativos S/A concentram-se no núcleo político envolvido na atuação da empresa.
 
Ex-secretários de Educação, de Saúde e de Governo, assim como o ex-prefeito Marcio Lacerda, serão convocados a prestar informações sobre a criação da S/A, os riscos dos repasses de imóveis e créditos municipais ao capital da empresa e sua atuação na efetivação de parcerias público-privadas (PPPs) para construção de centros de saúde e unidades de ensino infantil (Umeis).
 
As convocações foram aprovadas em reunião da CPI, realizada na tarde desta segunda-feira, 24, quando foram apreciados ainda 18 requerimentos com pedidos de informações mais detalhadas à empresa, ao Tribunal de Contas (MG) e à prefeitura.

“Faz parte do nosso plano de trabalho ouvir, agora, o aspecto político da criação e atuação da PBH Ativos”, destacou o vereador Pedro Patrus (PT), lembrando que já foram ouvidas as instituições denunciantes, como Defensoria Pública e Auditoria Cidadã da Dívida, os órgãos fiscalizadores, como o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, e representantes da empresa, inclusive o atual presidente.
 
“Queremos saber o porquê da criação da empresa, qual o propósito de colocar as dívidas dos munícipes no mercado financeiro”, exemplificou o parlamentar, implicando os gestores públicos da época na motivação estratégica para criação da S/A.

Na reunião desta tarde, o colegiado deliberou pela convocação do ex-prefeito Marcio Lacerda para o dia 18 de setembro, após as oitivas de agosto, que devem receber o ex-secretário municipal de Saúde, Fabiano Pimenta (atual secretário adjunto da pasta) e a então secretária municipal de Educação, Sueli Baliza, no dia 21 de agosto, e os ex-secretários municipais de Governo, Vitor Valverde, e o adjunto de Educação, Afonso Celso Barbosa, ambos no dia 28 de agosto.
 
Ainda no mês de julho, a CPI segue com as oitivas dos representantes da PBH Ativos e bancos beneficiários das operações: no dia 31, receberá o ex-presidente da S/A, titular do cargo à época da constituição da empresa, José Afonso Bicalho (atual secretário de Estado de Fazenda - MG); já no dia 7 de agosto, receberá o sócio presidente do banco BTG Pactual, André Esteves, preso na Operação Lava Jato.

Presidente da CPI, o vereador Gilson Reis (PCdoB) destacou que vem questionando, desde 2011, a decisão da prefeitura em constituir uma empresa para gerir imóveis e créditos municipais, que colocaria em risco o patrimônio público.
 
O parlamentar destacou a importância de receber os gestores que atuaram na constituição da empresa, a fim de esclarecer a motivação e os beneficiários das operações realizadas.

PBH Ativos
Criada em 2011, a PBH Ativos S/A é uma empresa de economia mista, criada sob o controle acionário do Município de Belo Horizonte, vinculada à Secretaria Municipal de Finanças, sob a forma de sociedade anônima. Entre os demais acionistas estão a Prodabel e a BHTrans, que integram o conselho fiscal e administrativo da empresa.
 
Tendo incorporado ao seu capital mais de R$ 300 milhões em recursos e imóveis do Município, a empresa atua na administração e exploração econômica dos ativos municipais (aplicações de patrimônio e de capital) e na gestão do patrimônio público em projetos de concessão ou de parceria público-privada.

Participaram da reunião a vereadora Nely (PMN) e os vereadores Gilson Reis (PCdoB), Pedro Patrus (PT) e Irlan Melo (PR). Acompanharam também o debate os parlamentares Jair di Gregório (PP) e Preto (DEM).
 
com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...