Pular para o conteúdo principal

HCSL COMEMORA REALIZAÇÃO DE 200 TRANSPLANTES RENAIS COM LANÇAMENTO DE SELO POSTAL


O Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL) de Pouso Alegre, no Sul de Minas, comemorou na manhã da última sexta-feira, 30, a marca histórica de 200 transplantes renais realizados. 

Para o momento histórico foi lançado um selo postal comemorativo e a equipe de transplantes renais representada pela coordenadora Yara Gracia Lorena, Antônio Carlos de Souza e Elias Kallás, recebeu efusivos aplausos de gratidão de todos os presentes. "

É uma história de comprometimento, tolerância, dedicação, construída passo a passo. É um trabalho muito gratificante pois atendemos pessoas muito simples que depois dos transplantes, voltam para nos ver, abraçar e agradecer com muito carinho e emoção. Nesse momento quero só agradecer pois é um trabalho amplo que envolve toda a equipe.Agradeço infinitamente a Deus e a todos dessa instituição", comemora a coordenadora do Serviço de Hemodiálise, Yara Gracia Lorena.

Participaram da comemoração várias autoridades locais, entre elas, o promotor Décio Monteiro Morais; a secretária municipal de Saúde, Sílvia Regina Pereira; e o controlador geral do município, Hamilton Magalhães; além de colaboradores da Fuvs, acadêmicos da Univás, pacientes e até dois transplantados pousoalegrenses. 

"Essas pessoas que cuidam da gente tem muito amor ao próximo. A dedicação dessa equipe é inexplicável. Só amando muito a profissão para fazer o que essas pessoas fazem pela gente. Eu estou muito contente e satisfeito com a forma que fui atendido nesse Hospital", afirma o paciente Ronaldo Garcia que estava acompanhado de outro transplantado, Armídio Antônio de Melo.

Destaque no Sul de Minas pelo trabalho de excelência desenvolvido no Hospital, o Serviço de Hemodiálise atende atualmente 186 pacientes e é referência para 33 cidades da região, incluindo Pouso Alegre. 

"Esse é um momento muito importante para a medicina do Sul de Minas e uma conquista para o povo de Pouso Alegre. É obvio que ninguém quer fazer transplante mas é bom saber que quando há necessidade o nosso Hospital está presente. Parabenizo toda equipe pois não conseguiríamos um marco destes se não tivéssemos por trás o trabalho de profissionais envolvidos e comprometidos com a vida. A comemoração da vida e o cuidado com o povo que oferecemos com muita qualidade e humanidade", ressaltou o presidente da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí, Luiz Roberto Martins Rocha. 

O diretor técnico, Alan Nascimento Paiva também não poupou elogios à equipe de transplantes renais e destacou que o momento acima de tudo era de gratidão para com os profissionais do Hospital Samuel Libânio.

A solenidade contou com as presenças do presidente da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí, mantenedora do Hospital Samuel Libânio, professor Luiz Roberto Martins Rocha; o diretor executivo da Fundação, Igor de Souza Nogueira Oshiro; o diretor Técnico do Hospital Samuel Libânio, Alan Nascimento Paiva; o diretor Clínico do Hospital Samuel Libânio, Hudson Umeoka; além do diretor de Enfermagem, Adelson dos Reis Matias e a diretora administrativa do Hospital Samuel Libânio, Jusselma de Paiva Reis. 

"É importante demais comemorarmos essa marca importante e precisamos enaltecer o trabalho dessa equipe dedicada que trabalha incansavelmente dia e noite. Mesmo com todas as dificuldades, podemos comemorar mais essa vitória do Hospital Samuel Libânio e da população do Sul de Minas", enfatiza o diretor Igor Oshiro. 

Durante o evento, acadêmicos da Associação Atlética do curso de Medicina fizeram uma doação de coletes cervicais ao Hospital Samuel Libânio.

História
O Hospital Samuel Libânio foi pioneiro na realização de transplantes renais no Sul de Minas. A história teve início em março de 1989, quando um paciente da cidade de Santa Rita do Sapucaí foi doador de um rim para o irmão dele. 

Na época, os médicos Elias Kallás, Yara Gracia e Antônio Carlos Souza foram os cirurgiões. O transplante nº 200 foi de um paciente pousoalegrense que recebeu um rim de um doador de Lavras. 

"Essa vitória tem que ser creditada para toda equipe. Não só os pacientes mas como todos seus familiares foram beneficiados com esses transplantes. Essa marca de 200 transplantes constitui em um prêmio pelo trabalho realizado e deve ser valorizado pelos jovens que vivem um momento de tanto descaso da classe política com nossa saúde e corrupção sem fim no nosso país. Esse momento importante da nossa instituição deve trazer esperança para o futuro", analisa Elias Kallás.

Um transplante renal envolve direta e indiretamente, pelo menos 23 profissionais entre, nefrologistas, intensivistas, enfermeiros, psicólogos, anestesistas, imunologistas, cirurgiões vasculares, além dos envolvidos com a logística das doações, como o MG Transplantes e a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT). 

"Estamos muito felizes e mesmo nesse caos que está vivendo a saúde estamos comemorando aqui esses transplantes que beneficiaram 200 pacientes. Fico feliz de participar desse grupo de profissionais que se dedicam para salvar vidas. Temos que realmente comemorar esse momento tão importante", disse o coordenador de Enfermagem, Adelson Matias.

da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...