Pular para o conteúdo principal

ITAJUBÁ REVELA SEIS NOVAS STARTUPS NO MERCADO

Projetos foram apresentados durante o Maker HackLab, na Unifei, no início do mês


por Redação SIMIBelo Horizonte
Foto: Reprodução/Facebook

O Campus da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), em Itajubá, sediou entre 3 e 11 de julho o Maker HackLab - uma maratona de criação de negócios em internet das coisas (IoT). 

Os participantes tiveram dois fins de semana para validar um negócio e criar um protótipo de hardware e software que conecta na nuvem. 

No evento, surgiram seis startups que vão desenvolver soluções do agronegócio aos cuidados com idosos.

A edição de 2017 contou com 40 participantes, divididos nas áreas de Business, Developer e Maker. Foram 25 ideias propostas pelos participantes e após a votação, seis ideias foram desenvolvidas durante o eventoEles receberam mentoria na área de modelagem de negócios, validação de mercado, pitch, prototipagem, como conectar hardware e software na nuvem, landing page,dentre outras.

Conheças as seis startups que nasceram durante o evento:

TecFarm
Startup do agronegócio leiteiro, a equipe desenvolveu um dispositivo que é acoplado as ordenhadeiras que, por meio de sensores, captam a contagem de células somáticas (CCS) do leite em tempo real e contribuem na prevenção de doenças e na manutenção da qualidade do leite para o produtor rural.

Sentinel
Por meio de sensores, que captam temperatura, umidade, luminosidade e concentração de CO2, a solução entrega ao produtor, por meio de aplicativo, dados em tempo real do silo e possibilita o controle remoto de dispositivos instalados no local, como ventiladores e exaustores.

Stayh2
A startup desenvolve soluções para a terceira idade, garantindo autonomia e segurança aos idosos e tranquilidade aos parentes. A principal solução é uma rede de sensores que serão instalados na residência dos idosos, enviando a um aplicativo os movimentos do idoso dentro de sua residência, indicando por exemplo que o idoso saiu do quarto, saiu da casa e não voltou ou está muito tempo dentro do banheiro.

Levalá
A startup conecta motoboys a restaurantes de delivery de maneira rápida e eficiente. A solução garante controle financeiro das entregas do restaurante, facilita a requisição de motoboys e também fornece ao cliente a possibilidade de rastrear os pedidos.

GreenTech
A startup desenvolve controle remoto de estufas. Por meio de sensores, que captam temperatura, umidade, luminosidade e concentração de CO2o a solução entrega ao produtor os dados em tempo real da estufa. Além disso, por meio do aplicativo é possível controlar de forma remota os dispositivos instalados no local como ventiladores e exaustores.

TupBit
Uma maquininha de cartão para bitcoin. A startup tem como objetivo facilitar as compras em lojas por meio de bitcoin, especialmente em Dutfrees e lojas em aeroportos internacionais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...