Pular para o conteúdo principal

PROJETO 'DIZ ENROLA' É INAUGURADO NO FESTIVAL DE INVERNO DE OURO PRETO E MARIANA

 
"Você se sente aceito como é perante a sociedade?" Este foi o tema da edição de inauguração do Projeto Diz Enrola, realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania de Mariana, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, que visa trazer à tona debates de cunho social em prol de uma juventude diferente, bem como promover espaços culturais aos jovens da cidade de Mariana em todos os bairros.

Na inauguração, ocorrida na tarde do último sábado, 8, na Praça Gomes Freire, além da roda de conversa em torno do tema, houve a apresentação da banda marianense Skactus, além de batalhas de dança, dj e grafite; todas essas expressões artísticas foram apresentadas alternativamente, sem ordem específica. A intenção é que todas as edições sejam realizadas dessa mesma forma dinâmica e descontraída.

De caráter itinerante, o Diz Enrola será realizado periodicamente na cidade de Mariana e as próximas edições serão no bairro Cabanas e Santo Antônio. Haverá também uma comissão de profissionais como psicólogas, assistentes sociais e sexólogas que estarão presentes nos bate papos.
 
Luiz Filipe, 20 anos, é um dos criadores do projeto e frisa a importância dessa iniciativa, "a gente quer escutar, de forma imparcial, formas que podemos discutir políticas públicas para a juventude de Mariana", afirmou.

Balé
Ainda no sábado, os marianenses puderam participar da Mostra Cultural da Escola de Cultura do Sesi Mariana, com aulas-show do curso de balé para crianças. No evento, os familiares das crianças que frequentam regularmente o curso puderam acompanhar de perto como as aulas são pensadas e desenvolvidas.

Durante as aulas exibidas, as meninas entre 4 e 5 anos empenharam-se nos exercícios propostos, demonstrando habilidade e tudo o que elas têm aprendido por meio da dança. Nina Albergaria Soares, professora da turma, conduziu os exercícios e explicou o propósito de cada um deles.
 
A metodologia proposta por Nina consiste em enumerar os exercícios num painel, no qual as crianças podem acompanhar as aulas de forma mais autônoma.

Ritmo, percepção musical, condições motoras e cognitivas e a liberdade de criação são algumas das habilidades que as aulas têm proporcionado às crianças.
 
Vanuza de Aguiar, mãe de Cecília, de 5 anos, afirma que considera o balé importante na formação de sua filha e que a atividade tem contribuído positivamente em questões de disciplina, crescimento e desenvolvimento, tanto na escola quanto em casa. "Ela é apaixonada por balé", destacou.

Para saber mais sobre os cursos oferecidos pelo Sesi Mariana, acesse o site.
 
por Juliana Carvalho - da assessoria Festival de Inverno - UFOP

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...