Pular para o conteúdo principal

REGIONAL SUL DEFINE OS ÚLTIMOS CLASSIFICADOS PARA FASE ESTADUAL DOS JOGOS ESCOLARES

Competição, que será realizada em Uberaba, no Território Triângulo Sul, começa na próxima segunda-feira

A segunda fase dos Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg) chegou ao fim no último sábado, 22, com a conclusão da etapa Regional Sul.
 
Executada na cidade de Lavras, a competição contou com a participação de 137 escolas, de 77 municípios e definiu os classificados para a fase derradeira (Estadual) da competição, que é organizada pelas Secretarias de Estado de Esportes (Seesp) e Educação (SEE).

Agora, os classificados terão uma semana para se preparar para a disputa da etapa Estadual, que começa na próxima segunda-feira, 31, e vai até o dia 5 de agosto, em Uberaba, no Triângulo Mineiro.

Durante a última semana, Lavras foi palco de 294 partidas que definiram os classificados nas modalidades basquete, futsal, handebol, peteca, voleibol, voleibol de praia e xadrez, nos naipes masculino e feminino, divididos em dois módulos.
 
O módulo I consiste em participantes de 12 a 14 anos. O II, por sua vez, até 17 anos. Veja aqui todos os classificados da Regional Sul.

E uma das equipes que garantiu sua vaga para a última etapa do Jemg foi o time de futsal feminino da Escola Estadual Dulce Ferreira de Souza, de Passos, que conquistou o título do módulo II ao vencer na final a Escola Estadual Sanico Teles, de Santa Rita do Sapucaí, por 5 a 1.

Considerada uma das favoritas para ficar com o título estadual do Jemg, a equipe espera chegar forte a competição em Uberaba.
 
“Esta semana será muito corrida pra gente. Precisamos descansar um pouco e depois corrigir alguns erros que cometemos na disputa da Regional”, avalia Vicente Paula Campeiz, professor e técnico da equipe.

“Na etapa Estadual vamos enfrentar equipes mais qualificadas, como as das Escolas Estaduais Reny de Souza Lima, de Santa Luzia; Professor Nelson de Sena, de Governador Valadares; e Dom Lustosa, de Patrocínio. Mas temos totais condições de vencê-los para atingir nosso objetivo, que é o título do Jemg, para podermos representar Minas Gerais nos Jogos Escolares da Juventude”, conclui Vicente.

Além da Regional Sul, que foi executada em Lavras, outras cinco cidades-sede também receberam a segunda fase da maior competição escolar do país. Veja quem foram os classificados em cada uma das Regionais: Além Paraíba (Zona da Mata), Arcos (Centro), Caratinga (Vale do Aço), Ituiutaba (Triângulo) e Montes Claros (Norte).

Etapa Estadual
Última etapa do Jemg, a Estadual será executada entre os dias 31 de julho a 5 de agosto, em Uberaba. Nesta fase, também fazem parte os esportes paralímpicos: atletismo, bocha, futebol de 5, futebol de 7, goalball, judô, natação, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas e vôlei sentado. A modalidade de parabadminton acontece em caráter de demonstração. 

Os campeões da última fase do Jemg representam Minas Gerais nos Jogos Escolares da Juventude e Paralimpíadas Escolares, eventos realizados, respectivamente, pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) e Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

Neste ano, o JEJ acontecerá em Curitiba (PR), de 12 a 21 de setembro, para alunos-atletas de 12 a 14 anos, e em Brasília (DF), de 16 a 25 de novembro, para aqueles que têm entre 15 e 17 anos. Já as Paralimpíadas Escolares serão realizadas em São Paulo (SP), de 20 a 25 de novembro.

Jemg
O Jemg, o maior e mais importante programa esportivo-educacional do Estado, é uma ferramenta pedagógica que valoriza a prática do desporto e a construção da cidadania de alunos-atletas entre 12 e 17 anos.

Realizado pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE), o evento teve, neste ano, número recorde de cidades inscritas: foram 830. Ou seja, 97% dos municípios mineiros participaram das disputas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...