Pular para o conteúdo principal

REPRESENTANTES DA EMPRESA SIVA POWER FAZEM VISITAS À UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ

Os visitantes participaram de uma reunião na Reitoria com os professores Dagoberto Alves de Almeida, Rogério Frauendorf de Faria Coimbra e Edson de Oliveira Pamplona
Os representantes da Siva Power puderam conhecer o Laboratório de Energia Heliotérmica (LEH)
Eles visitaram ainda o Laboratório de Tecnologia Solar Fotovoltaica, que está em fase de implantação na Unifei
O laboratório do Centro de Excelência em Eficiência Energética (Excen) também foi visitado pelos representantes da empresa
A comitiva visitou ainda o Complexo Histórico e Cultural da Unifei, onde se encontram o Laboratório Thermo-Hydro-Electrico (LTHE) e o o Museu de Ciência e Tecnologia

Integrantes da empresa norte-americana Siva Power estiveram fazendo visitas à Reitoria e a alguns laboratórios da Universidade Federal de Itajubá (Unifei). 

A empresa, que produz painéis fotovoltaicos, dispositivos utilizados para a geração de energia elétrica, construirá uma unidade na cidade de Itajubá, no Sul de Minas.

Nas visitas estiveram presentes os executivos da empresa Kurt Hameeuw, diretor-presidente da Siva Power; Antonio Ferreira Granadeiro Filho, diretor de Desenvolvimento de Negócios; Markus E. Beck, diretor de Tecnologia; Maurício Almeida Cunha Filgueiras, da empresa Grower, e Jaime Oliveira, da Siva Brasil. Eles foram acompanhados por representantes da Prefeitura Municipal de Itajubá (PMI), como o secretário de Ciência, Tecnologia, Indústria e Comércio, José Fernando Grassi Bissacot, e a diretora do Departamento de Indústria e Comércio, Maria Sircia de Sousa.

A empresa conheceu as potencialidades da Unifei na área de geração de energia solar e a partir de resíduos. Os visitantes estiveram nos Laboratórios de Energia Heliotérmica, de Tecnologia Solar Fotovoltaica (que está em fase de implantação), de Sensores e Dispositivos e de Etiquetagem de Bombas. 

Eles também conheceram o Centro de Excelência em Eficiência Energética (Excen), o Centro de Estudos em Qualidade da Energia e Proteção Elétrica (QmaP) e o Núcleo de Excelência em Geração Termelétrica e Distribuída (Nest).

Os representantes da Siva Power também foram recebidos pelo professor Roberto Alves de Almeida, do Instituto de Recursos Naturais (IRN), durante a visita ao Complexo Histórico e Cultural da Unifei, que engloba o Casarão Histórico, o Auditório Antonio Rodrigues d’Oliveira (AARO), o Centro Técnico-Cultural (CTC) Pedro Mendes dos Santos, o Laboratório Thermo-Hydro-Electrico (LTHE) e o Prédio 2, onde se encontra o Museu de Ciência e Tecnologia, todos localizados no Centro de Itajubá.

Visita à cidade de Itajubá
Os representantes da empresa se reuniram com o prefeito de Itajubá, Rodrigo Imar Martinez Riera, e alguns de seus secretários, no Centro Administrativo Municipal, para tratar detalhes da implantação da empresa na cidade. 

Em parceria com a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig) e a Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), a empresa confirmou seu interesse em se instalar em Itajubá num projeto de 200 milhões de dólares.

Segundo informações da PMI, a unidade da Siva Power deverá ser construída no Distrito Industrial 4, entre Itajubá e Piranguinho, e sua primeira linha de produção deverá começar a operar em 2019, além de outras três que serão instaladas oportunamente. 

Com as quatro linhas em atividade, devem ser gerados, aproximadamente, 800 novos empregos diretos no município.

Durante a visita dos executivos à PMI, foram-lhes repassadas informações sobre o desenvolvimento de Itajubá nas áreas de indústria, tecnologia e qualidade de vida, bem como sobre investimentos e serviços em preservação do meio-ambiente e na área da saúde disponíveis no município, assim como as vantagens, logísticas e ambientais de Itajubá estar inserida em uma região como a Serra da Mantiqueira.

Além da PMI, os visitantes puderam conhecer o Teatro Municipal Christiane Riêra, o Parque da Cidade, o terreno em que a empresa será instalada, as obras do Laboratório de Alta Tensão do Instituto Senai de Inovação, as empresas Honeywell e Balteau e a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itajubá (Incit). 

Eles também participaram de uma reunião com o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Itajubá (Simmmei) e empresas convidadas.

com assessorias

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...