Pular para o conteúdo principal

SAC NÃO FAZ RESTRIÇÃO SOBRE AEROPORTO INTERNACIONAL DE POUSO ALEGRE


A Secretaria de Aviação Civil (SAC), órgão vinculado ao Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, acolheu sem restrições o edital de Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) 01/2017 elaborado pela prefeitura de Pouso Alegre, no Sul de Minas, com vistas à apresentação, por pessoas físicas ou jurídicas de direito privado, de estudos técnicos para a elaboração do edital, construção e operação do aeroporto Internacional no município.

Esses estudos prevêem investigações, levantamentos, projetos, estudos de engenharia e afins que subsidiem a modelagem do edital da concessão para construção, operação, exploração e manutenção do aeroporto internacional de Cargas em Pouso Alegre, assim como sua via de acesso.

Na últimaquarta-feira, 28, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico Dino Francescato esteve na sede da SAC em Brasília e foi recebido no Departamento de Outorgas e Patrimônio, onde apresentou as medidas efetivas até então adotadas pela prefeitura para a realização do processo de concessão do aeródromo de Pouso Alegre. 

Na oportunidade o secretário apresentou ao diretor de Outorgas e Patrimônio Ronei Saggioro Glanzmann o PMI elaborado.

O PMI é o instrumento que a administração pública pode utilizar, antes do processo licitatório, para obter levantamentos, investigações, projetos e estudos de viabilidade elaborados por pessoas físicas ou jurídicas de direito privado relativos a empreendimento objeto de concessão comum ou permissão de serviços públicos, parcerias público privadas (PPP), arrendamento de bens públicos ou concessão de direito real de uso. 

Um prazo de trinta dias havia sido concedido para que fossem relatadas as medidas adotadas pela Prefeitura e que incluem o PMI.

Novo local
O Aeroporto Internacional de Pouso Alegre, conforme proposto pela atual administração, não será construído na local inicialmente proposto. 

Segundo Dino Francescato aquela área é inviável, conforme conclui levantamentos preliminares. O secretário elenca vários argumentos técnicos pelos quais se torna necessária a alteração de local para o novo aeroporto, tais como: 

a) a existência de quatro córregos nas imediações e que seriam afetados, resultando em grandes problemas ambientais e que dificultariam a concessão de licenças; 

b) a topografia extremamente acidentada elevaria o custo de terraplenagem; 

c) ocuparia quase toda a zona de expansão urbana prevista no Plano Diretor, ocasionando bloqueio ao crescimento da cidade; 

d) o eixo da pista estaria direcionado a um bairro densamente povoado e o risco de acidentes com graves conseqüências é eminente; 

e) o local originalmente proposto é tomado por inúmeras pequenas propriedades, quase todas com construções, o que oneraria o custo de desapropriação.

Na reunião com o Diretor de Outorgas e Patrimônio foram discutidos também dois assuntos relevantes: 

a) O termo de Concessão, que poderá ser de até 50 anos caso não seja feita uma Parceria Público Privada (PPP); 

b) O “linhão de Furnas” (rede de transmissão de energia elétrica em alta tensão) que passa pelo local poderá ser subterrâneo na área do aeroporto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...