Pular para o conteúdo principal

SANCIONADA LEI QUE VAI AJUDAR A MANTER PATRIMÔNIO HISTÓRICO DE JUIZ DE FORA

Vista aérea do Museu Mariano Procópio
O Diário Oficial do Município de Juiz de Fora, na Zona da Mata, traz na edição de ontem, quarta-feira, 26, a sanção do Projeto de Lei (PL) do vereador Zé Márcio (PV) que altera a Lei 9.327 de 1988, por meio de Projeto de Lei complementar que prevê a transferência do direito de construir imóveis protegidos por tombamentos ou declarados de interesse cultural por seus proprietários.

De acordo com o texto, essa é uma forma de ordenamento jurídico pátrio, que analisa um conjunto de normas para que seus valores reais e sociais sejam considerados.
 
A Lei propõe que o Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural (Compac) autorize aos proprietários de imóveis tombados ou de interesses culturais venderem seu potencial construtivo.
 
A primeira etapa da venda será de 35% do potencial, sendo que os recursos arrecadados serão utilizados para a elaboração do projeto de restauração do imóvel, cabendo aprovação da Funalfa.

A segunda etapa será de comercialização e permitirá a venda de mais 35% do direito de construir. A última dará o direito de venda de 30%, desde que o imóvel tenha sido recuperado e conservado.
 
Parte do capital levantado terá esta finalidade – recuperar o patrimônio. Após 10 anos, será autorizada novamente a venda do direito construtivo.

Zé Márcio se baseou no Estatuto da Cidade que permite ao proprietário do imóvel urbano, privado ou público, exercer ou alienar o direito de construir, além da preservação do imóvel quando considerado de interesse histórico, ambiental, paisagístico, social ou cultural.

O vereador ressalta que o poder público é o maior detentor dos acervos arquitetônicos, além de instituições privadas. Entre elas: Museu Mariano Procópio; prédio da Prefeitura; Câmara Municipal; Parque Halfeld entre outros. Santa Casa de Misericórdia; Fazenda da Tapera; Casarão Colluci; Capela Senhor dos Passos; Sociedade e Medicina de Juiz de Fora. Todas passam por dificuldades em preservar suas edificações.

Zé Marcio destaca que o PL irá ampliar o local onde possa ser recebido o potencial. No caso da prefeitura, o valor da venda do potencial construtivo de suas repartições tombadas poderá ser aplicado na restauração e manutenção do patrimônio.
 
No caso do Museu Mariano Procópio, pode, inclusive, ajudar na abertura de suas portas.  Ele ainda afirma que a Lei mantém a diluição do potencial construtivo para não haver adensamento excessivo em determinadas regiões.
 
com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...