Pular para o conteúdo principal

UPA DE VARGINHA COMEMORA 5 ANOS

 
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Varginha, no Sul de Minas, completou cinco anos de funcionamento com números expressivos.
 
Nesse período foram cerca de 700 mil pessoas atendidas o que corresponde a 135.416/ano e 11.285/mês.
 
“A UPA começou a funcionar em junho de 2012, quando foram registrados 64 mil atendimentos; no ano seguinte chegamos a 129 atendimentos; em 2014, 127 mil; em 2015 137 mil e no ano passado 145 mil pessoas atendidas”, enumera a chefe da Divisão de Urgências e Emergências, Rosana de Paiva Silva Morais.

A UPA adota o Protocolo de Manchester que é uma metodologia científica que confere classificação de risco para os pacientes que buscam atendimento em uma unidade de pronto atendimento, ou seja, casos urgentes são priorizados.
 
Para isso são usadas cores que determinam um tempo máximo para o atendimento ao paciente, de forma a não comprometer a sua saúde (VERMELHO – Emergência; LARANJA - Muito urgente; AMARELO – Urgente, VERDE - Pouco urgente e AZUL - Não urgente).
 
O processo de triagem se dá com a abertura de ficha no setor. Após, o paciente é direcionado para a sala de triagem.
 
O enfermeiro triador identifica a queixa principal e através dela associa um fluxograma de Manchester a ser aplicado. Baseado nas respostas do paciente ele identificará a cor.

A UPA de Varginha também realiza o projeto de educação continuada o que permite aos funcionários participarem de cursos para se manterem atualizados.
 
“Além dos cursos ministrados dentro da própria UPA temos funcionários que também fazem cursos em unidades de saúde renomadas como o Hospital Albert Einstein, em São Paulo”, enfatiza Rosana.

A UPA de Varginha é referência, ou seja, as Secretarias Regional e Estadual da Saúde e o Ministério da Saúde, indicam como modelo para outras unidades que buscam modelos de gestão.
 
Assim, equipes de diversas localidades já estiveram no local fazendo visitas técnicas para conhecerem de perto o funcionamento da unidade varginhense que atualmente, possui 198 servidores.

Para comemorar os 5 anos de existência, a direção da UPA realizou eventos com palestras sobre relações interpessoais.
 
com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...