Pular para o conteúdo principal

CRIANÇAS CONSCIENTIZAM SOCIEDADE SOBRE TRÂNSITO SEGURO NO DIA INTERNACIONAL DO PEDESTRE

Iniciativa do Projeto Escola Arteris será realizada em Pouso Alegre e contará com serviços gratuitos de saúde, além de orientação sobre segurança no trânsito
 
No dia 8 de agosto é comemorado o Dia Internacional do Pedestre. Para marcar a data, alunos da E. M. Professora Maria Barbosa e E.M. Anathália Lourdes Camanducaia – CAIC São João, participantes do Projeto Escola Arteris realizarão uma “blitz educativa”, para pedestres e motoristas em Pouso Alegre, no Sul de Minas.
 
O objetivo é orientar os pedestres sobre o uso da faixa de segurança e travessia em passarelas.

“Atravessar na faixa é algo simples e natural, mas gera muitas dúvidas, conflitos e riscos de acidentes”, afirma Gabriel Franco Cristal, 13 anos, participante do 2º Fórum Arteris da Juventude pela Segurança no Trânsito realizado em Leme, no interior de São Paulo.
 
“O motorista tem o dever de respeitar a faixa, mas o pedestre também tem que usá-la corretamente para a sua própria segurança”, destaca.

A ação terá início às 9h, na Praça senador José Bento, região central da cidade. Com o apoio da Autopista Fernão Dias, guarda municipal e polícia militar, os alunos irão distribuir folhetos com dicas de travessia segura para pedestres e orientar a população sobre a importância de respeitar as regras de trânsito.
 
Durante a manhã, a população também terá acesso a serviços de saúde gratuitos como exames de pressão arterial e glicemia, orientação nutricional e ginástica laboral.

"O pedestre está entre os grupos de maior vulnerabilidade no trânsito. Para minimizar os acidentes é importante lembrar que em determinado momento, todos somos pedestres. Respeito ao próximo é primordial para construção de um trânsito seguro e harmônico”, afirma Maria José Finardi, coordenadora do Projeto Escola.

Segundo os dados divulgados recentemente pelo Ministério da Saúde, as mortes causadas por acidente de trânsito tiveram uma redução de 11% em 2015, quando comparadas com o ano anterior – 38.651 e 43.780, respectivamente.
 
Apesar da redução, os jovens seguem sendo as principais vítimas fatais. Em 2014, foram registados 5.329 óbitos de crianças e jovens com idade entre 0 e 19 anos. Em 2015, foram 4.510 óbitos para a mesma faixa etária.

“Infelizmente ainda existe muito desrespeito, falta de atenção e excesso de velocidade que colocam a vida do pedestre em risco. Por outro lado, os pedestres devem sempre sinalizar a sua intenção, verificar se todos os veículos pararam e se há condições seguras de travessia. E claro, onde há passarela, a população deve utilizá-la, sempre”, ressalta Helvécio Tamm de Lima Filho, diretor Superintendente da Autopista Fernão Dias.
 
com Luiza Brunhara - da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...