Pular para o conteúdo principal

DIVERSIDADE: 13ª PARADA DO ORGULHO LGBT CONTAGIA 50 MIL PESSOAS EM CONTAGEM

Uma verdadeira multidão percorreu com muita alegria e descontração a avenida João César de Oliveira
 
Como o tema “Pelo direito de ser e viver” cerca de 50 mil pessoas participaram, no domingo, 6, da 13ª Parada do Orgulho LGBT de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), promovida pelo Centro de Luta pela Livre Orientação Sexual de Contagem (Cellos-Contagem).
 

A concentração teve início durante a tarde na praça Iria Diniz, com muita música e atrações, depois seguiu nos dois sentidos de parte da Avenida João César de Oliveira, até a praça Paulo Pinheiro Chagas, onde os manifestantes fizeram o contorno e retornaram para a praça Iria Diniz.

Cerca de 50 mil pessoas prestigiaram uma festa organizada, alegre e que contou com a presença de autoridades políticas que deram o seu apoio à comunidade LGBT ((Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais).

No palco tiveram atrações musicais e palavras de ordem à causa LGBT, por meio das lideranças do movimento. Nega Jackie cantou músicas estrangeiras e funk brasileiro. O trio elétrico também agitou a multidão que não se conteve em seguir o caminhão, que subiu a avenida João César de Oliveira.

O secretário de Direitos Humanos, Léo Moreira, falou sobre buscar a igualdade e do apoio da Prefeitura de Contagem.
 
“Queremos a igualdade para todos e é com esse pensamento que estaremos lado a lado com a comunidade LGBT aqui em Contagem. Nós, do Direitos Humanos, não vamos deixar a causa acabar”, destaca.

O professor, Anderson Santos, explicou que mais uma vez a festa encheu as ruas da cidade, trouxe alegria, não perdeu o carácter político e de denúncia.
 
O tema desse ano serviu para mostrar a afirmação das identidades como orientação sexual de gênero e a violência que os homossexuais sofrem ao longo dos anos.
 
“É alarmante a violência praticada no Brasil. A parada do orgulho LGBT de Contagem é uma forma de pedirmos um basta e que todos merecem respeito”, afirma.

A transsexual, Gabriella Bebel Sampaio, falou que o público LGBT deve continuar a luta pela aceitação e que a festa foi ótima para entoar os gritos de amor e alegria. “Queremos que a sociedade seja ampla em nos aceitar. A festa é o espaço que devemos falar de amor e respeito”, finalizou.
 
por Leonardo Melo - da assessoria Prefeitura de Contagem

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...