Pular para o conteúdo principal

MINISTRO JOÃO NORONHA VISITA TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE MINAS E FALA NOVOS JUÍZES


O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Herbert Carneiro, recebeu nesta terça-feira, 8, o corregedor nacional de Justiça, João Otávio de Noronha, que é natural de Três Corações, no Sul de Minas.  A visita foi de cortesia.
 
Estavam presentes, ainda, o corregedor-geral de Justiça, desembargador André Leite Praça; o 1º vice-presidente do TJMG, Geraldo Augusto;  o 2º vice-presidente do TJMG, desembargador Wagner Wilson e o superintendente administrativo adjunto do TJMG, desembargador Carlos Henrique Perpétuo Braga.
 
Bacharel em direito pela Faculdade de Direito do Sul de Minas (FDSM) de Pouso Alegre, João Otávio de Noronha é especialista em direito do trabalho, direito processual do trabalho e direito processual civil.  Em 2002, chegou ao Superior Tribunal de Justiça (STJ).


Ainda em Belo Horizonte, nesta terça-feira, em palestra aos novos juízes do TJMG, o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e corregedor nacional de justiça, João Otávio de Noronha, abordou na tarde de 8 de agosto as qualidades necessárias ao exercício judicante, aspectos práticos da carreira, desafios e exigências atuais.

A programação integra o Módulo Nacional da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) no 12º Curso de Formação Inicial para Juízes de Direito Substitutos, que está sendo ofertado à terceira turma de aprovados no último concurso pela Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef).

Ao abrir as atividades e apresentar o convidado, o superintendente da Ejef e 2º vice-presidente do TJMG, desembargador Wagner Wilson, afirmou aos novatos que essa era a melhor forma de iniciar uma trajetória profissional “maravilhosa, mas dura, difícil e sacrificante”, dado o conhecimento que o ministro poderia transmitir aos magistrados.

O corregedor nacional não se prendeu a formalidades, mas fez questão de conhecer brevemente o perfil do grupo, que é composto de pessoas que atuaram anteriormente como servidores, assessores, advogados, defensores públicos, promotores e mesmo juízes, em outras cortes do país.

Manifestando satisfação pela heterogeneidade constatada, o ministro lembrou que a fase presente desses jovens, embora seja, num certo sentido, inaugural, já vem enriquecida pela bagagem que cada um acumulou ao longo da vida.

Missão
Em tom descontraído, com anedotas e conselhos, o ministro provocou os juízes com perguntas sobre a diferença entre poder e autoridade, alertando para um perigo ao qual eles estão sujeitos, o de deixar que a promoção pessoal tome o lugar da função desempenhada em nome do Estado, origem do prestígio que cabe à magistratura.

“O juiz é um servidor público, razão pela qual não deve jamais se amesquinhar. Sua razão de ser é atender ao jurisdicionado”, declarou.

Presenças

Também estiveram presentes o 1º vice-presidente do TJMG, desembargador Geraldo Augusto, representando o presidente do Tribunal, desembargador Herbert Carneiro; o corregedor-geral de justiça, desembargador André Leite Praça; os desembargadores Alexandre victor de Carvalho e Shirley Fenzi Bertão; a juíza auxiliar da 2ª Vice-Presidência, Lisandre Borges Fortes da Costa Figueira; e o presidente da Comissão de Desenvolvimento Científico e Pedagógico da Enfam, desembargador Eládio Luiz da Silva Lecey.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...