Pular para o conteúdo principal

"PRINCÍPIOS DE DIREITO INTERNACIONAL" É RELAÇÃO SOB COORDENAÇÃO DE LAFAYETTE ANDRADA

Solenidade teve a presença do secretário de Cultura e marcou o centenário de morte do seu autor, Conselheiro Lafayette
 
Na noite do último dia 8, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) lançou, por meio do Programa Editorial de Obras de Valor Histórico e Cultural de Interesse de Minas Gerais e do Brasil, coordenado pelo vice-presidente da Casa, deputado Lafayette Andrada, a nova edição do livro "Princípios de Direito Internacional", de autoria do jurista Lafayette Rodrigues Pereira (conhecido como Conselheiro Lafayette).
 
O evento aconteceu no Salão Nobre, e contou com a presença de diversos parlamentares e autoridades, entre elas o secretário de Estado de Cultura, Angelo Oswaldo.

O livro, produzido entre os séculos XIX e XX, é considerado um dos precursores no campo de direito internacional. Diante disso, o deputado Lafayette de Andrada, destacou que autor mineiro foi um dos maiores juristas e políticos do País.

"O ano de 2017 marca o centenário da sua morte e, por termos muito poucas edições dos 'Princípios de Direito Internacional' disponíveis, nossa intenção é popularizar esta importante obra”, disse Lafayette de Andrada. O parlamentar fez, também, uma explanação sobre a trajetória de Conselheiro Lafayette.

O secretário Angelo Oswaldo, que representou o governado do estado, reconheceu a importância da iniciativa editorial, que, segundo ele, contempla obras fundamentais da cultura mineira. “Sem dúvida, o relançamento dos 'Princípios de Direitos Internacional' será de grande interesse dos cidadãos mineiros, em especial aos estudantes e profissionais de direito”, salientou.

O conselheiro – Lafayette Rodrigues Pereira, o Conselheiro Lafayette, foi advogado, jornalista, diplomata e político. Ao longo da sua carreira, destacou-se como promotor, presidente das províncias do Ceará (1864-1865) e do Maranhão (1865-1866) e foi primeiro-ministro do Brasil (1883-1884).

O Conselheiro Lafayette também fundou o jornal Atualidade e foi redator dos jornais Le Brésil, A Opinião Liberal, Diário do Povo e A República.

Iniciativa – O Programa Editorial de Obras de Valor Histórico e Cultural de Interesse de Minas Gerais e do Brasil tem o propósito de valorizar as riquezas da cultura e da história do Estado, por meio da construção de um acervo literário que possa ser acessado por todos.

O programa começou em 2015 e já lançou novas edições das obras "História da Revolução Liberal de 1842", de autoria do Cônego Marinho; e "Autos de Devassa", que reproduzem um manuscrito original do século XVIII com as fases do processo judicial movido pela Coroa Portuguesa contra Tiradentes e os demais participantes da Inconfidência Mineira.
 
por Luana Assis - da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...