Pular para o conteúdo principal

PROCURADORIA REGIONAL ELEITORAL OPINA PELA ACEITAÇÃO DE RECURSO DE SILAS E CLÓVIS

Ministério Público Eleitoral conclui que não houve "má-fé" e "indícios de falhas graves" na campanha eleitoral de 2012
Parecer do procurador-regional Eleitoral, Patrick Salgado Martins, foi emitido no último dia 24

O procurador-regional Eleitoral (PRE), Patrick Salgado Martins, que atua perante o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), emitiu parecer pela aceitação de recurso interposto pelo ex-prefeito Silas Costa Pereira (PMDB) e pelo ex-vice-prefeito Clóvis Correa da Silva diante da sentença que julgou procedente Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), ajuizada em 2012.

Na AIJE, cuja sentença foi proferida em junho deste ano, o juiz eleitoral de Lavras, no Sul de Minas, Mário Paulo de Moura Campos Montoro, condenou Silas Costa Pereira e Clóvis Corrêa por suposto crime eleitoral na eleição municipal de 2012. O magistrado ainda tornou a Silas e Clóvis inelegíveis por 8 anos a contar da data de 7 de outubro de 2012.

A ação que motivou a decisão do juiz eleitoral local diz respeito a aluguel de automóveis, aluguel do imóvel que sediou o comitê de campanha e gastos com água e energia.

A sentença de primeira instância alega que "não só descumpriram as normas que norteiam a arrecadação e utilização de recursos na campanha eleitoral em seu prisma formal (prestação de contas), como também efetivamente realizaram gastos ilícitos, visto que quitaram despesas com recursos de origem não identificada. Abusaram do poder econômico, uma vez que omitiram esses dados da Justiça Eleitoral, fugindo da fiscalização e controle do órgão competente".

A AIJE foi ajuizada pela Coligação "Lavras Pode Mais" e pelo Partido Humanista da Solidariedade (PHS), integrante da coligação e ambos adversários de Silas Costa Pereira e Clóvis Correa na eleição municipal de 2012. 

Em seu parecer, o procurador-regional Eleitoral destacou que "ausentes má-fé e indícios de falhas graves, tais como a não identificação da origem de recursos ou o recebimento de recursos de fonte vedada, impossível a aplicação das sanções previstas no art. 30-A da Lei nº 9.504/97."

Sendo assim, "ante o exposto, a Procuradoria Regional Eleitoral manifesta-se pelo provimento do recurso", finaliza o parecer, emitido no último dia 24, pelo procurador regional eleitoral Patrick Salgado Martins. 

O parecer do Ministério Público Eleitoral foi encaminhado ao juiz relator do processo no TRE-MG, Ricardo Matos de Oliveira. O julgamento do recurso na Corte Eleitoral mineira deverá acontecer em breve.


clique nas imagens para ampliar

Leia também: Nota de esclarecimento

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...