Pular para o conteúdo principal

PROCURADORIA REGIONAL ELEITORAL OPINA PELA ACEITAÇÃO DE RECURSO DE SILAS E CLÓVIS

Ministério Público Eleitoral conclui que não houve "má-fé" e "indícios de falhas graves" na campanha eleitoral de 2012
Parecer do procurador-regional Eleitoral, Patrick Salgado Martins, foi emitido no último dia 24

O procurador-regional Eleitoral (PRE), Patrick Salgado Martins, que atua perante o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), emitiu parecer pela aceitação de recurso interposto pelo ex-prefeito Silas Costa Pereira (PMDB) e pelo ex-vice-prefeito Clóvis Correa da Silva diante da sentença que julgou procedente Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), ajuizada em 2012.

Na AIJE, cuja sentença foi proferida em junho deste ano, o juiz eleitoral de Lavras, no Sul de Minas, Mário Paulo de Moura Campos Montoro, condenou Silas Costa Pereira e Clóvis Corrêa por suposto crime eleitoral na eleição municipal de 2012. O magistrado ainda tornou a Silas e Clóvis inelegíveis por 8 anos a contar da data de 7 de outubro de 2012.

A ação que motivou a decisão do juiz eleitoral local diz respeito a aluguel de automóveis, aluguel do imóvel que sediou o comitê de campanha e gastos com água e energia.

A sentença de primeira instância alega que "não só descumpriram as normas que norteiam a arrecadação e utilização de recursos na campanha eleitoral em seu prisma formal (prestação de contas), como também efetivamente realizaram gastos ilícitos, visto que quitaram despesas com recursos de origem não identificada. Abusaram do poder econômico, uma vez que omitiram esses dados da Justiça Eleitoral, fugindo da fiscalização e controle do órgão competente".

A AIJE foi ajuizada pela Coligação "Lavras Pode Mais" e pelo Partido Humanista da Solidariedade (PHS), integrante da coligação e ambos adversários de Silas Costa Pereira e Clóvis Correa na eleição municipal de 2012. 

Em seu parecer, o procurador-regional Eleitoral destacou que "ausentes má-fé e indícios de falhas graves, tais como a não identificação da origem de recursos ou o recebimento de recursos de fonte vedada, impossível a aplicação das sanções previstas no art. 30-A da Lei nº 9.504/97."

Sendo assim, "ante o exposto, a Procuradoria Regional Eleitoral manifesta-se pelo provimento do recurso", finaliza o parecer, emitido no último dia 24, pelo procurador regional eleitoral Patrick Salgado Martins. 

O parecer do Ministério Público Eleitoral foi encaminhado ao juiz relator do processo no TRE-MG, Ricardo Matos de Oliveira. O julgamento do recurso na Corte Eleitoral mineira deverá acontecer em breve.


clique nas imagens para ampliar

Leia também: Nota de esclarecimento

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...