Pular para o conteúdo principal

RELATÓRIO SOBRE MAU FUNCIONAMENTO DO PSF EM TRÊS CORAÇÕES É ALÇADO A INQUÉRITO CIVIL

Relatório apresentado pela Comissão Especial da Câmara Municipal apontou que 13 das 14 UBS de Três Corações apresentaram problemas de falta de manutenção ou de sucateamento
UBS do Parque São José com materiais sujos de sangue
Falta de remédios e materiais de higiene, prédios e móveis sucateados, além da suspeita de equipes de saúde incompletas por períodos de tempo que colocam em risco acesso ao financiamento do PSF são problemas que levaram Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG) a abrir investigação em Três Corações, no Sul de Minas.

O MPMG informou à Câmara Municipal, no último dia 26 de julho, que transformou em inquérito civil o relatório de fiscalização produzido pela Casa Legislativa sobre más condições de funcionamento do Programa Saúde da Família (PSF) em Três Corações.

O documento, de autoria dos vereadores Werbinho, Ricardinho do Gás, Jorge Machado e Eder da TNT, foi apresentado ao Plenário da Câmara, em março, e apresenta suspeitas e deficiências concretas nas condições de operação da atenção primária à saúde no município.

Os primeiros trabalhos de fiscalização aconteceram em janeiro, quando os vereadores Maurício Gadbem, Werbinho, Dinho Caminhoneiro, Eder da TNT, Juliana Prudêncio, Ricardinho do Gás e Jorge Machado se revezaram na fiscalização de todas as 14 Unidades Básicas de Saúde (UBS) em que funciona o PSF tricordiano. Na ocasião, as unidades estavam praticamente abandonadas.

Com a dispensa de todos os agentes comunitários de saúde do PSF pela Prefeitura, sem que a população fosse informada. não houve atendimentos domiciliares em Três Corações, nos primeiros meses deste ano. Pacientes com diabetes, problemas cardíacos e outras doenças crônicas foram afetados pela medida do Executivo.
 
Além disso, os vereadores encontraram quase todas as UBS sem médicos, dentistas ou enfermeiros, situação atribuída à concessão de férias aos profissionais. A fiscalização verificou, ainda, falta de materiais básicos de trabalho, como papel higiênico e sulfite, seringas, gaze e até água potável. Todas as unidades estavam com telefones cortados.

Após ser apresentado ao Plenário da Câmara, o relatório do PSF foi encaminhado para autoridades com responsabilidade sobre a saúde pública no município: Conselho Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Saúde e Promotoria de Saúde do Ministério Público.

Em maio, capitaneados pelo membro da Comissão Permanente de Saúde da Câmara, vereador Eder da TNT, os vereadores Jorge Machado, Maurício Gadbem, Dinho Caminhoneiro e Werbinho voltaram às unidades básicas para avaliar o que havia mudado desde janeiro.
 
O relatório desta segunda rodada de visitas, de autoria do vereador Eder da TNT, registrou pequenas melhorias, como a recomposição praticamente total das equipes de profissionais e o início da recuperação do prédio do PSF no bairro Cinturão Verde.

Como resposta ao primeiro relatório, membros da Secretaria Municipal de Saúde, em julho, fizeram visita técnica à Comissão Permanente de Saúde da Câmara.
 
Entre outras informações, a equipe explicou que a falta de remédios havia sido solucionada com a realização de uma licitação.
 
Os vereadores, então, questionaram a amplitude e a duração da solução apresentada, sendo informados de que a compra inicial foi suficiente para atender toda a rede municipal por apenas três meses, em razão da falta de recursos necessários a uma compra que cobrisse período maior.
 
A justificativa foi de que o processo licitatório tem validade de um ano, o que possibilitaria novas aquisições.

Na mesma reunião, o vereador Eder da TNT entregou à secretária municipal de Saúde o segundo relatório elaborado pelos vereadores, além de 18 perguntas sobre problemas apontados nos relatórios e que não haviam sido contempladas nas respostas da prefeitura. O material também foi encaminhado para o Ministério Público.

A Mesa Diretora da Câmara e o vereador Eder da TNT solicitarão à Comissão de Saúde a abertura de relatoria para acompanhar o inquérito civil, que poderá apontar causas e responsáveis pelo quadro de mau funcionamento do PSF em Três Corações.
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...