Pular para o conteúdo principal

SEGURANÇA PÚBLICA: PREFEITURA INSTITUI O GABINETE DE GESTÃO INTEGRADA EM MACHADO

Ação reúne representantes das polícias civil e militar, poder judiciário, legislativo e executivo para discutir opções para segurança
 
No último dia 4, o prefeito de Machado, no Sul de Minas, Julbert Ferre de Morais (PMDB) recebeu em seu gabinete os integrantes do Gabinete de Gestão Integrada de Machado (GGIM), para a primeira reunião.
 
Os integrantes do GGIM são: Ademar Pereira, promotor de Justiça; Erivelto Angelo, presidente da Câmara; Fernando Tamburini, juiz de Direito; Franklin Brigagão, presidente do Consep (Conselho Comunitário de Segurança Pública); capitão João Elísio de Souza Junior, comandante da Cia. da PMMG; Juliano Lago, delegado da Polícia Civil; Robert Garcia, especialista em segurança, além do representante de Valéria Magalhães, Láurence Albergaria Oliveira, promotor de Justiça.
 
O objetivo do GGIM é propor uma gestão integrada da segurança, onde todos os poderes do município se unem para expor as situações e propor ações que reduzam a violência. Além disso, o Gabinete deve prever intervenções que previnam a violência.
 
A pedido do prefeito, todos os secretários estavam presentes, já que Julbert entende que a prefeitura como um todo deve estar atenta à questão e participar das ações.
 
A secretária municipal de Desenvolvimento e Promoção Social, Ana Maria Gonçalves, apresentou alguns resultados do Diagnóstico Social, pesquisa que está mapeando a cidade sob vários aspectos, como renda, escolaridade, acesso a creche, transporte público, entre outros.
Essa é a primeira vez que Machado tem um diagnóstico social completo, que mostra todas as áreas de maior vulnerabilidade.
 
E mais: o relatório aponta quais são as áreas mais carentes em cada região ou bairro isolados, mostrando exatamente quais ações são mais necessárias em cada local. A secretária Ana focou a apresentação nos dados relacionados à violência.
 
Com essas informações em mãos, a prefeitura e a Secretaria de Desenvolvimento e Promoção Social vão propor e implantar programas para melhorar os índices de cada região de Machado. O GGIM, de posse desse conhecimento, também pode buscar medidas mais assertivas para coibir e prevenir a violência.
Esta foi a primeira reunião do Gabinete, que tem o prefeito Julbert Ferre como presidente, conforme manda as diretrizes do programa. O GGIM vai se reunir na prefeitura todas as primeiras sextas-feiras do mês.
 
 
 
da assesssoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...