Pular para o conteúdo principal

ACORDO É PASSO IMPORTANTE PARA TOMBAMENTO DO PARQUE DAS ÁGUAS DE SÃO LOURENÇO



O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e a Nestlé Waters Brasil assinaram na última sexta-feira, 1º, um Termo de Compromisso (TC) segundo o qual a empresa deverá custear estudos técnicos, tanto para o tombamento do Parque das Águas de São Lourenço, no Sul de Minas, quanto para o registro de suas águas minerais como patrimônio cultural do estado.
 
Os estudos devem seguir instruções do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG).

Situado na região conhecida como Circuito das Águas, o parque possui 430 mil m² de área, com nove fontes de água mineral. Em 1992, a Nestlé assumiu a direção do local e lá realiza a captação de água mineral.
 
Em umas das fontes, a Oriente, a extração já vinha ocorrendo desde 1890. O parque possui fontes de águas magnesiana, alcalina, ferruginosa, carbogasosa e sulfurosa, além de pontos de interesse como a Gruta Nossa Senhora dos Remédios, o Jardim Japonês e o Centro Hidroterápico de Banhos Termais.

Uma Nota Técnica feita a pedido da Coordenadoria das Promotorias de Justiça de Defesa do Patrimônio Cultural e Turístico de Minas Gerais (CPPC) concluiu que o parque possui valor cultural, histórico, de antiguidade, arquitetônico, ambiental, paisagístico e afetivo, representando um referencial simbólico para a memória do município.
 
“Este é um passo importante para que a expectativa de tombamento do parque, que é tanto do Ministério Público quanto da comunidade de São Lourenço, torne-se realidade”, disse o procurador-geral de Justiça, Antônio Sérgio Tonet.

Segundo a coordenadora da CPPC, Giselle Ribeiro de Oliveira, a história de São Lourenço está ligada intimamente à história do parque, pois o desenvolvimento do município começa com a exploração da água mineral no século XIX.
 
Por isso, “o parque faz parte da memória, da vocação e da identidade local, com seu valor cultural, histórico e afetivo. E agora, após os estudos técnicos, vamos conseguir que essa história seja registrada no livro de tombamento”, disse.

Para o coordenador Regional das Promotorias de Justiça de Defesa do Meio Ambiente da Bacia do Rio Grande, Bergson Guimarães, o MPMG tem avançado no diálogo com empreendedores para proteção do meio ambiente e do patrimônio cultural.
 
Já a presidente do Iepha, Michele Arroyo, afirmou que os estudos técnicos vão apontar como o parque deve ser preservado e o que precisa ser modificado, dinamizado ou melhorado.
 
Por fim, a prefeita de São Lourenço, Célia Lima, disse que a cidade gira afetiva e economicamente em torno do local. “Cada morador tem uma história e uma boa lembrança dentro do parque”, disse.
 
da assessoria MPMG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...