Pular para o conteúdo principal

CAMPANHA EM POÇOS ABORDA PREVENÇÃO AO SUICÍDIO


Um grupo de pessoas vestidas de amarelo chamou a atenção de quem passou pela praça Pedro Sanches na manhã desta segunda-feira, 11, em Poços de Caldas, no Sul de Minas. A cor escolhida é em alusão ao Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio. 

Panfletagem com informativos sobre o assunto, o “cesto da verdade” com frases para reflexão e uma encenação lúdica reproduzindo a metamorfose vivida pela lagarta até se transformar em borboleta, fizeram parte da programação.

“Nestas épocas de crise, de crise política, de crise econômica, de desemprego, de instabilidade, isso tudo também abala as pessoas. É um momento oportuno para chamar a atenção para estas questões”, disse o professor aposentado e advogado, Sebastião Garcia de Souza, que passava pela praça e participou da ação.

Segundo dados do Centro de Valorização da Vida (CCV), estima-se que de 10 a 20 milhões de pessoas tentam o suicídio a cada ano. A média brasileira é de 6 a 7 mortes por 100 mil habitantes, bem abaixo da média mundial – entre 13 e 14 mortes por 100 mil pessoas. A maior porcentagem de suicídios é registrada entre jovens. 

“A gente cresce como aluno, na relação faculdade/sociedade. É uma oportunidade de conscientizar a população sobre a questão que merece atenção”, disse Márcio Claudiano, estudante do 9º período de Enfermagem.

A iniciativa foi uma parceria da Secretaria de Saúde, por meio do Caps AD (Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas) e a Faculdade Pitágoras. 

“O suicídio está acontecendo debaixo dos nossos olhos, por isso é necessário tentar sensibilizar a população de modo geral, que o problema está presente, que ele afeta o idoso, afeta o jovem. É fundamental sociabilizar o indivíduo para diminuir essa sensação de solidão, de angústia”, afirmou Elaine Cristina Faria, professora de Saúde Coletiva do curso de Enfermagem do Pitágoras.

O suicídio não está necessariamente ligado a uma doença mental, mas a um momento crítico que pode ser superado. 

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, 90% dos casos de suicídio podem ser prevenidos, desde que existam condições mínimas para oferta de ajuda voluntária ou profissional. 

“O primeiro passo é a pessoa buscar ajuda. Por isso é tão importante oferecer ajuda, divulgar, falar sobre, para diminuir preconceitos que só atrapalham”, explicou Stela Marys Baldon, coordenadora do Caps AD.

A Rede de Atenção Psicossocial (Raps) em Poços é composta por duas unidades do Caps, sendo uma delas o AD, pelo Nasf (Núcleo de Atenção de Saúde da Família), PSFs, Unidades Básicas de Saúde, pronto-atendimento do Hospital Margarita Morales e UPA e pelo Hospital Santa Lúcia.

Para reforça a campanha, o Cristo Redentor está iluminado de amarelo durante todo o mês de setembro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...