Reflexão será sobre como é a aventura de crescer no mundo atual
“Filhas e Filhos. Eles crescem. Começam a andar. Começam a falar. Começam a querer. Expandem seus limites. Querem espaço. Querem sair. Querem independência. Querem questionar. Querem mudar. Querem ser um monte de coisas; e querem fazer tantas outras.
Querem muito em muito pouco tempo. Querem tanto, que as vezes dão um tempo de querer tanta coisa. E nesse tempo, só querem o aconchego do colo dos pais. Querem muito um afago e um afeto. Querem tanto que conseguem reunir forças e continuar a querer. Querer. Querer muito. Querer tanto que, crescem”.
Em setembro, filmes de quatro países diferentes estarão em cartaz na programação do Cine Sesc. O tema abordado será Eles crescem, uma reflexão sobre como é crescer num mundo em que cada vez temos menos tempo para o afeto. As obras exibidas são: Uma viagem extraordinária, de Jean-Pierre Jeunet (2014); Nós somos as melhores, de Lukas Moodysson (2014); Club Sandwich (2015); e Sonho de Wadjda, de Haifaa Al Mansour (2013). Todas as sessões são gratuitas.
Neste ciclo dedicado à aventura de crescer, o Cine Sesc convida o público para compartilhar suas histórias e refletir sobre, afinal, o que é crescer?
Ao todo, 22 unidades exibirão os filmes em Minas, até 29 de setembro, conforme programação nos links a seguir. Na capital, Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) e Grande BH, ocorrem no Sesc Contagem, Carlos Prates, Floresta, Santa Luzia, Sete Lagoas, e Venda Nova.
O Cine Sesc também é exibido, simultaneamente, no interior de Minas nas unidades Almenara, Araxá, Bom Despacho, Governador Valadares, Januária, Juiz de Fora, Lavras, Montes Claros, Muriaé, Paracatu, Patos de Minas, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Santos Dumont, Uberaba e Uberlândia.
Sobre o 'Cine Sesc'
O Cine Sesc é uma iniciativa que promove a circulação, difusão e o acesso a produções cinematográficas nacionais e internacionais. Realizado em espaços de cinema não convencionais, o projeto é um dos maiores circuitos de exibição de filmes no país.
As obras são apresentadas nas salas de audiovisual das unidades do Sesc, incentivando a fruição e o bate-papo em torno do cinema brasileiro e internacional, comercial ou independente, em um eixo educativo, artístico e cultural.
Nessa perspectiva, o projeto propõe um recorte temático, com filmes que abordam assuntos sociais relevantes. Para se ter ideia de sua abrangência, apenas em 2016, o Cine Sesc alcançou um público de, aproximadamente, 80 mil pessoas em Minas Gerais.
Nessa perspectiva, o projeto propõe um recorte temático, com filmes que abordam assuntos sociais relevantes. Para se ter ideia de sua abrangência, apenas em 2016, o Cine Sesc alcançou um público de, aproximadamente, 80 mil pessoas em Minas Gerais.
- 08SET
29SET - Evento: 'Cine Sesc' - 'Eles crescem'
Hora: 19h
Local: Sesc LavrasRua Otacílio Negrão de Lima, 344, Centro
Informações: (35) 3826-4424
Sessões gratuitas. Sempre às sextas-feiras.
- 08SET
Programação 2017 em Lavras:
8/9: Uma viagem extraordinária Jean-Pierre Jeunet| França| 2014 | 115min | Classificação 10 anos
Aos doze anos de idade, T.S. Spivet é um garoto superdotado, apaixonado por cartografia. Quando ele ganha um prêmio científico prestigioso, o garoto decide abandonar sua família em Montana para atravessar sozinho aos Estados Unidos, até chegar a Washington. O único problema é que o júri não sabe que o vencedor ainda é uma criança.
Bobo (Mira Barkhammar) e Klara (Mira Grosin) têm 12 anos e são amigas inseparáveis. Elas são fãs de punk e sentem-se deslocadas na escola e em suas famílias, já que todos dizem que o punk morreu. Um dia, como provocação a um grupo de garotos, elas resolvem montar uma banda. Não demora muito para que convidem para o grupo Hedvig (Liv LeMoyne), devido ao seu talento no violão. Entretanto, Hedvig é cristã e nada tem a ver com o estilo punk de ser, tendo que ser iniciada no movimento por Bobo e Klara.
Paloma cria sozinha o seu filho Héctor, de 15 anos de idade. Os dois viajam para um pequeno resort vazio, por causa da baixa temporada, e passam os dias entediados, entre o quarto e a piscina. Quando uma garota da idade de Héctor chega no lugar, o adolescente se interessa por ela. Paloma começa perceber que seu garotinho está se tornando um adulto.
Wadjda tem dez anos de idade, e mora no subúrbio de Riade, a capital da Arábia Saudita. Ela é uma garota teimosa e cheia de vida, que gosta de brincar com os garotos. Um dia, após uma disputa com o amigo Abdullah, ela vê uma bela bicicleta verde à venda. Wadjda gostaria de comprar a bicicleta, para superar o colega em uma corrida, mas na sociedade conservadora onde vivem, garotas não podem dirigir carros ou bicicletas. Ela decide então fazer de tudo para conseguir o dinheiro sozinha.
'CINE SESC SETEMBRO'
da assessoria do SESC MG
Comentários