Pular para o conteúdo principal

CULTURA & ENTRETENIMENTO: VEM AÍ MAIS UM FESTIVAL DE LITERATURA DE SÃO JOÃO DEL REI E TIRADENTES

Décima primeira edição do Felit homenageia o escritor são-joanense Ronaldo Simões Coelho
  
Por meio de parceria com o Sesc, as autoras Leila Ferreira, Martha Medeiros e Marina Colassanti  (foto) também participam da programação

Entre os dias 20 e 23 de setembro, a cidade de São João del-Rei, nas Vertentes, recebe a 11ª edição do Festival de Leitura de São João del-Rei e Tiradentes (XI Felit). 

O evento homenageia o escritor e médico psiquiatra são-joanense Ronaldo Simões Coelho, que assina mais de 60 livros infantis. Por meio de parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc), as autoras Leila Ferreira, Martha Medeiros e Marina Colassanti também participam da programação.

Um dos realizadores do evento, o jornalista Lúcio Teixeira Carvalho, nasceu e cresceu em São João del-Rei. Lúcio conta que a história do Felit começou em 2007, quando São João foi eleita Capital Brasileira da Cultura. “Naquele ano, o Festival passou a integrar a programação cultural da cidade”, destaca.

Inicialmente, o projeto era viabilizado por meio das leis de incentivo à cultura, mas, desde 2016, o Felit é produzido por meio de doações de recursos de pessoas da comunidade, de empresários locais e amigos dos organizadores do evento. 

“Tivemos a colaboração dos artistas locais que, de forma voluntária, fizeram shows em prol do Festival, e a comunidade divulgou a campanha nas redes sociais, o que aumentou as contribuições de doações anônimas”, ressalta o jornalista.

Oficialmente, o Felit acontece entre os dias 20 e 23 de setembro no Teatro Municipal de São João del-Rei e na região histórica do Largo do Carmo, mas desde o dia 12 já se espalham pelas duas cidades uma série de atividades literárias viabilizadas por parcerias com a Secretaria de Educação de Tiradentes, bares e restaurantes de São João, Uniptan, Teatro da Pedra, Academia de Letras e Taberna D’Omar.

Confira aqui a programação completa. O Festival é uma promoção da Via Comunicação e a Quarteto Filmes. A expectativa para este ano é de uma média de público em torno de 8 mil pessoas somando todas as atividades do festival.

Homenagem
Para homenagear Ronaldo Simões Coelho, a curadoria do Felit prepara uma série de atividades, tendo como ponto de partida sua obra e vida. 
Já no início do ano letivo, a Comissão Organizadora firmou parceria com as secretarias municipais de Educação de São João del-Rei e de Tiradentes para que os professores trabalhassem, em sala de aula com seus alunos, até a data do festival, a obra do escritor. 

Além disso, entre março e junho, o Felit promoveu mais uma edição da Oficina de Formação de Jovens Autores, que envolveu 37 estudantes dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental das escolas municipais, estaduais e particulares de São João.

No dia 20, em parceria com o Sesc, será lançado o livro “Bichos em prosa e verso”, resultado da oficina. A obra foi escrita e ilustrada por esses jovens autores, entre 13 e 15 anos de idade. A cerimônia será no Teatro Municipal, a partir das 18h.

Gastronomia
Outro ponto alto da programação é o VII Circuito Gastronômico Literário do Felit, que será aberto nesta sexta, 15 de setembro. 

Os bares e restaurantes que participam dessa iniciativa oferecem ao público cardápios inspirados na vida e obra de Ronaldo Simões Coelho.

Paralelamente, será realizado a segunda edição do projeto Banheiros Temáticos, que transforma os banheiros em espaços de arte e literatura para os frequentadores. 

“Nosso objetivo tem sido contribuir para que as pessoas adquiram o hábito da leitura e que a cidade de São João del-Rei continue a ser um polo de cultura de Minas Gerais”, explica Lúcio Carvalho.

Neste ano, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), serão promovidas duas oficinas de reaproveitamento de alimentos e de educação alimentar para 40 alunos da rede municipal, em Tiradentes, onde o Felit acontece desde 2012.

com assessoria da UFSJ

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...