Pular para o conteúdo principal

EMPREENDIMENTO DE QUEIJO ARTESANAL ATRAI TURISTAS PARA CIDADE DO SUL DE MINAS

Osvaldo Filho e o Queijo Alagoa Grande, medalha de Bronze no Mondial du Fromage 2017​
 
Minas Gerais é naturalmente encantadora com montanhas, picos, cachoeiras, rios, lagos e um clima maravilhoso! E quando a este cenário é acrescentado um cadinho de tempero e aceso o fogão à lenha a gastronomia mineira dá um show e atrai um grande número de turistas.
 
No Sul de Minas, a aproximadamente 500km de BH, 350km de São Paulo e 250km do Rio de Janeiro, a pequena Alagoa está ficando conhecida internacionalmente por uma iguaria deliciosa: o Queijo Artesanal Alagoa.

O feitio do queijo é tradicional e centenário. Todavia, recentemente o queijo tem extrapolado as montanhas da Mantiqueira, ultrapassado as fronteiras do Brasil, sobrevoado oceanos e pousado em solo europeu, na França, onde o Queijo Alagoa Grande da empresa Queijo d'Alagoa-MG ganhou medalha de Bronze no Mondial du Fromage, em Junho de 2017, por meio de uma viagem técnica proporcionada pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (FAEMG).

Este destaque internacional deu mais força ao trabalho iniciado 2009, pelo empreendedor mineiro Osvaldo Filho, que é pioneiro na venda de queijo artesanal pela internet por meio da loja virtual (www.queijodalagoa.com.br).

Em 2014 a "Queijo d'Alagoa-MG" recebeu o prêmio MG Turismo por atrair turistas pra Alagoa. Em abril deste ano foi inaugurada a loja física, que se tornou parada obrigatória pra os turistas que visitam a cidade, sendo vitrine para produtos locais, regionais, mineiros e brasileiros.

Tanto o empreendimento virtual quanto o físico estão contribuindo para o desenvolvimento econômico-social da cidade que tem apenas 2.400 habitantes, pois os turistas são atraídos pelo queijo, fazem contato pelo site, recebem indicações das pousadas, fecham a reserva, viajam para o município, almoçam e jantam nos restaurantes, abastecem no posto de combustível e contribuem para movimentar a economia da cidade.

Como não bastasse este positivo impacto local, a "Queijo d'Alagoa-MG" está chamando a atenção do trade da região. Recentemente os proprietários da Pousada Morro Verde, instalada em Carvalhos MG na Estrada que liga Alagoa x Bocaina de Minas, procuraram Osvaldo Filho para que ele divulgasse para seus seguidores e clientes a pousada, que só tem acesso 4x4.

​Visita da Pousada Morro Verde
 
A Unique Cafés, de São Lourenço, é outra empresa que solicitou o apoio da "Queijo d'Alagoa-MG" no desenvolvimento de uma receita com o Queijo Alagoa para ser servida na cafeteria durante o Festival Degusta, que agita o Circuito das Águas em setembro.

Luiz Fernando Moraes, esposa e filho, saíram de Aracaju-SE para conhecer Alagoa: "Comprei o queijo pela internet, comi, adorei, fui a Alagoa, me hospedei na Pousada Casarão. Ótima recepção, fui nas cachoeiras com guia local, conheci a loja do Osvaldinho, e até joguei na lotérica, só não ganhei na mega! A viagem foi top! Alagoa é linda!" relata Moraes.

De Santos/SP, Carmem Maria Lorenzo relata: "Saímos de Santos-SP e fomos conhecer Alagoa-MG. Compramos queijos e geleias na loja do Osvaldinho e por sorte ainda conhecemos ele, que é uma simpatia em pessoa!".

Manoel de Souza, da cidade de Varginha, viajou com a esposa e o filho, que é de Belo Horizonte: "Estivemos em Alagoa. Nos hospedamos na Pousada Fazenda Corguinho. Meu filho comprou um queijo e levou para seus amigos degustarem onde trabalha em BH. Acabou no mesmo dia! A turma dele fez pedidos pelo site. Gostamos da loja e fomos bem atendidos!" relata Souza.
 
​Manoel Souza Pinto e esposa, de Varginha
 
Para os leitores que ficaram com água na boca para degustar o queijo artesanal Alagoa, em diferentes tamanhos e estágios de maturação, com azeites da Mantiqueira e geleias deliciosas, anotem aí o endereço: a loja QUEIJO D'ALAGOA-MG fica na Rua José Luiz de Siqueira, 352, Centro de Alagoa-MG. E pra quem é ansioso e quer logo provar o queijo, acesse a loja virtual: www.queijodalagoa.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...