Pular para o conteúdo principal

EXECUTIVO E LEGISLATIVO SE UNEM NA LUTA PELA PERMANÊNCIA DA 334ª ZONA ELEITORAL EM BARROSO

O prefeito de Barroso, nas Vertentes, Reinaldo Fonseca (PSDB), acompanhado do Presidente da Câmara Municipal de Barroso, Baldonedo Arthur Napoleão, dos vereadores Állan Campos e Eduardo Pinto e do assessor jurídico Lourenço André da Silva, se reuniram no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG), em Belo Horizonte, com Luís Fernando Benfatti, assessor do presidente do TRE, com quem expuseram argumentos a favor da permanência da 344ª Zona Eleitoral no município.

No dia 17 de agosto, após a aprovação da resolução para rezoneamento eleitoral em Minas Gerais, por parte do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG), foi confirmado que Barroso, agora, pertencerá à 228ª Zona Eleitoral, instalada na cidade de Prados.

O primeiro a se manifestar foi o presidente da Câmara, Baldonedo, que argumentou em relação à relevância do município de Barroso para a economia do estado e do país. Em seguida, o prefeito Reinaldo questionou a perda da Zona Eleitoral de Barroso, caracterizando como um grande retrocesso para o município.

“Agora que estamos estabilizados como município e como comarca, passamos a pertencer a um município muito menor que o nosso em relação à zona eleitoral. Em vez de progredir, estamos regredindo”, declarou, destacando também que, com exceção de Barbacena e São João del-Rei, Barroso é o maior município das Vertentes e Prados tem um terço da população de Barroso.

Reinaldo ainda destacou que o município tem uma funcionária cedida ao TRE, em Barbacena e que, portanto, com esse rezoneamento não se justificaria mais a cessão dessa funcionária.

A mesma coisa foi destacada por Baldonedo, uma vez que a Câmara também cede uma funcionária ao Cartório Eleitoral.

“Não estamos menosprezando o município de Prados, mas nossa população é maior, nosso número de eleitores é quase o triplo e, portanto, nossa demanda da Zona Eleitoral é muito maior e essa mudança vai acabar em mais uma sobrecarga para o município”, afirmou o prefeito.

Uma observação feita pelo assessor jurídico  Lourenço Silva foi em relação aos custos, que são muito menores para o TRE com a Zona Eleitoral em Barroso, uma vez que, além dos funcionários cedidos pelo município, a 344ª Zona Eleitoral contava com sede gratuita, sem aluguel e sem custos com energia elétrica e água, por exemplo.

O vereador Állan Campos endossou os argumentos e acrescentou, destacando que a Zona Eleitoral em Barroso é de fácil acesso para qualquer pessoa, além do fato de Barroso tem agência do Banco do Brasil, o que facilita para os candidatos realizarem sua movimentação financeira na época de eleição, o que dificultaria também a vida de mais de 100 candidatos a vereador, que foi o número que tivemos no último pleito.

O assessor Luís Fernando afirmou que os argumentos realmente são válidos, mas a alteração não é possível de ser realizada pelo TRE, uma vez que já foi aprovada pela corte. Os barrosenses vão recorrer, agora, ao TSE, onde a proposta ainda será apreciada.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...