Pular para o conteúdo principal

EXECUTIVO E LEGISLATIVO SE UNEM NA LUTA PELA PERMANÊNCIA DA 334ª ZONA ELEITORAL EM BARROSO

O prefeito de Barroso, nas Vertentes, Reinaldo Fonseca (PSDB), acompanhado do Presidente da Câmara Municipal de Barroso, Baldonedo Arthur Napoleão, dos vereadores Állan Campos e Eduardo Pinto e do assessor jurídico Lourenço André da Silva, se reuniram no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG), em Belo Horizonte, com Luís Fernando Benfatti, assessor do presidente do TRE, com quem expuseram argumentos a favor da permanência da 344ª Zona Eleitoral no município.

No dia 17 de agosto, após a aprovação da resolução para rezoneamento eleitoral em Minas Gerais, por parte do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG), foi confirmado que Barroso, agora, pertencerá à 228ª Zona Eleitoral, instalada na cidade de Prados.

O primeiro a se manifestar foi o presidente da Câmara, Baldonedo, que argumentou em relação à relevância do município de Barroso para a economia do estado e do país. Em seguida, o prefeito Reinaldo questionou a perda da Zona Eleitoral de Barroso, caracterizando como um grande retrocesso para o município.

“Agora que estamos estabilizados como município e como comarca, passamos a pertencer a um município muito menor que o nosso em relação à zona eleitoral. Em vez de progredir, estamos regredindo”, declarou, destacando também que, com exceção de Barbacena e São João del-Rei, Barroso é o maior município das Vertentes e Prados tem um terço da população de Barroso.

Reinaldo ainda destacou que o município tem uma funcionária cedida ao TRE, em Barbacena e que, portanto, com esse rezoneamento não se justificaria mais a cessão dessa funcionária.

A mesma coisa foi destacada por Baldonedo, uma vez que a Câmara também cede uma funcionária ao Cartório Eleitoral.

“Não estamos menosprezando o município de Prados, mas nossa população é maior, nosso número de eleitores é quase o triplo e, portanto, nossa demanda da Zona Eleitoral é muito maior e essa mudança vai acabar em mais uma sobrecarga para o município”, afirmou o prefeito.

Uma observação feita pelo assessor jurídico  Lourenço Silva foi em relação aos custos, que são muito menores para o TRE com a Zona Eleitoral em Barroso, uma vez que, além dos funcionários cedidos pelo município, a 344ª Zona Eleitoral contava com sede gratuita, sem aluguel e sem custos com energia elétrica e água, por exemplo.

O vereador Állan Campos endossou os argumentos e acrescentou, destacando que a Zona Eleitoral em Barroso é de fácil acesso para qualquer pessoa, além do fato de Barroso tem agência do Banco do Brasil, o que facilita para os candidatos realizarem sua movimentação financeira na época de eleição, o que dificultaria também a vida de mais de 100 candidatos a vereador, que foi o número que tivemos no último pleito.

O assessor Luís Fernando afirmou que os argumentos realmente são válidos, mas a alteração não é possível de ser realizada pelo TRE, uma vez que já foi aprovada pela corte. Os barrosenses vão recorrer, agora, ao TSE, onde a proposta ainda será apreciada.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...