Pular para o conteúdo principal

MOSTRA GRATUITA MERGULHA NO DESENVOLVIMENTO DA GERAÇÃO E TRANSMISSÃO DE ENERGIA NO PAÍS


A exposição “FURNAS - 60 anos fazendo o futuro acontecer” poderá ser conferida, desde ontem, quinta-feira, dia 20, até o dia 28 de outubro, em Passos, no Sul de Minas, município vizinho à UHE Furnas, de propriedade da empresa. 

A mostra faz parte das comemorações do aniversário de 60 anos da companhia e mergulha na história da geração e transmissão de energia no Brasil. 

Com fotos e vídeos do acervo da estatal, a exposição interativa destaca a construção da Usina de Furnas, primeira hidrelétrica de grande porte do país localizada em solo mineiro, além das primeiras linhas de transmissão e a evolução histórica dos empreendimentos. 

As imagens apresentam ainda a interação com as comunidades locais, a preocupação com a conservação ambiental e os projetos e ações desenvolvidos pela empresa para promoção da cidadania e capacitação de mão de obra. 


A exposição tem uma carga histórica significativa, mostrando o contexto do Brasil e seus atores na época da inauguração da Usina de Furnas (MG), cuja entrada em operação foi determinante para o desenvolvimento industrial do Sudeste brasileiro. 

“Além de conhecer a história de FURNAS, os visitantes terão acesso a informações sobre eficiência energética e conservação de energia. Vão poder montar quebra-cabeças imantados sobre empreendimentos do setor elétrico”, destaca Ana Cláudia Gesteira, superintendente de Comunicação e Relações Institucionais de FURNAS.

Cápsula do tempo é uma das atrações
As formas geométricas e as conexões das torres de transmissão foram usadas como inspiração para a identidade visual da exposição. 

Valores da empresa como sustentabilidade, trabalho em equipe, atuação por processos e transparência estão representados na cenografia por meio do uso de metal reciclado, tubulações e conexões aparentes, além de peças e tecidos transparentes. 

Nos vídeos e fotos históricas, os visitantes são apresentados a personalidades da época da inauguração da primeira hidrelétrica de Furnas, como os presidentes Juscelino Kubitschek, Ernesto Geisel, João Figueiredo, além de outros atores importantes da história recente do Brasil. 

A capacitação técnica dos especialistas brasileiros, a partir da construção, operação e manutenção da primeira grande usina e dos grandes troncos de transmissão de energia do país, também está presente na mostra, assim como a preocupação da empresa com as questões sociais e ambientais nas áreas de influência de seus empreendimentos. 

Ao final da mostra, os visitantes poderão deixar mensagens sobre o que eles esperam para o futuro da energia. 

Essas mensagens serão colocadas em uma cápsula do tempo, que será enterrada na Usina de Furnas, para ser aberta daqui a 60 anos. Serviço:Exposição

FURNAS - 60 anos fazendo o futuro acontecer
Local: Palácio da Cultura (Praça Geraldo da Silva Maia, s/n, Passos-MGAbertura: 20 de setembro de 2017
Horário: 20h às 22h
Visitação: Até 28 de outubro, de segunda a sexta, das 9h às 17h e sábados, das 9h às 13h
Entrada franca

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...