Pular para o conteúdo principal

NOROESTE DE MINAS: SERVAS CONCLUI A SEGUNDA FASE DO PROGRAMA ÁGUA VIDA EM FORMOSO

Presidente Carolina Pimentel fez a entrega de módulos sanitários e sistemas de captação de água que vão beneficiar mais 56 famílias em áreas rurais



A presidente do Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas) e primeira-dama do Estado, Carolina Pimentel, finalizou na última terça-feira, 29, em Formoso, no extremo Noroeste de Minas Gerais, a entrega dos 56 módulos sanitários e cisternas com captação de água da chuva. Esta é a segunda fase do programa Água Vida, realizado em parceria com o Ministério Público.

Os módulos vão beneficiar moradores das áreas rurais de Arinos, além de Formoso, que nunca tiveram acesso regular à água limpa.

A ação, que ocorreu na cozinha comunitária da cidade de Formoso, é parte da Caravana Servas, que também incluiu a entrega de geladeiras, cadeiras de rodas, lâmpadas e roupas para as entidades socioassistenciais da região.

Cerca de 300 pessoas, entre elas os beneficiários do programa e seus familiares, participaram da cerimônia.

“Estou muito feliz porque conseguimos finalizar mais uma parte do nosso projeto. E só conseguimos em razão do apoio dos parceiros e das lideranças de Formoso e de Arinos, da minha equipe, que se dispôs a estar sempre na região para ouvir as pessoas, para saber do que elas realmente precisavam, porque lá de longe, no prédio bonito na capital, a gente não ia ficar sabendo. Eu tenho muito orgulho desse projeto. O meu compromisso com essas pessoas é leal e de coração”, afirmou a presidente do Servas.

Depois da cerimônia, Carolina Pimentel foi recebida por ‘seu’ Claudionor dos Santos e a mulher Maria Madalena em casa, no assentamento São Cristóvão, na região de Formoso. Os dois são beneficiários do Água Vida.

Carolina entregou ao casal o termo de doação e a placa do projeto, que foi posta na parede de um dos cômodos. “Só de saber que agora a gente tem água pelo menos para beber, água limpa e fresca, é motivador. E vai melhorar quando começar a chover. Vamos poder produzir outros tipos de hortaliças e, quem sabe, comercializar”, planejou dona Madalena.

O Água Vida, em suas duas fases, beneficiou moradores dos assentamentos São Cristóvão, Capão do Mel, Três Capões, São Francisco, Surrado Piratinga e das comunidades Linguiça, Cajueiro e Campo de Fora. Na primeira etapa, 154 famílias foram atendidas.

O projeto
O Água Vida é o primeiro programa da atual gestão do Servas. Começou a ser desenvolvido em 2015, possibilitando a instalação de módulos sanitários interligados a biodigestores para substituir o uso sanitário a céu aberto.

Também viabiliza a construção de pequenas coberturas para captar água de chuva em cisternas, fornecendo água potável à população rural durante o período de estiagem. O objetivo é complementar as políticas públicas estaduais de desenvolvimento social, combater a crise hídrica e preservar os recursos naturais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...