Pular para o conteúdo principal

PESQUISADORES DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO VENCEM PRÊMIO DE INOVAÇÃO NA AGRICULTURA

 Empresa premiou trabalhos durante o Scientific Day para mestrandos, doutorandos e pós-doutorandos
Professor Antonio Augusto, Kaio, Rafael, Letícia e Mariana

Pesquisadores da USP estão entre os dez vencedores do Scientific Day, campanha da empresa Monsanto voltada a mestrandos e doutorandos com o objetivo de aproximá-los do mundo corporativo.

São quatro pós-graduandos na área de genética e melhoramento de plantas da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da Universidade de São Paulo (USP), em Piracicaba.

A seleção foi feita a partir do envio do resumo de projetos de pesquisa que envolvessem os temas: melhoramento de espécies autógamas e alógamas; novas tecnologias e abordagens estatísticas no melhoramento de plantas; ou marcadores moleculares voltados a melhoramento de plantas.

Os autores e orientadores dos dez melhores trabalhos foram convidados a conhecer uma unidade da empresa em Uberlândia, com todas as despesas pagas de transporte e hospedagem. 

Na ocasião, realizada nos dias 23 e 24 de agosto, os trabalhos foram avaliados presencialmente por uma comissão científica de líderes e funcionários da área de Breeding, Regulamentação e Biotech da Monsanto.

“Ser um dos vencedores da primeira campanha do Scientific Day foi uma ótima oportunidade de apresentar a relevância da pesquisa que estamos realizando em melhoramento de hortaliças da Esalq e um pouco da bagagem científica que esta instituição tem investido em minha formação”, conta Mariana Niederheitmann, que cursa o segundo ano de doutorado. O projeto da pesquisadora envolve o mapeamento associativo de locos relacionados à mancha bacteriana em tomateiro.

O “Scientific Day” faz parte do programa de relacionamento entre a Monsanto e programas acadêmicos específicos

Segundo os organizadores, devido ao alto nível dos trabalhos apresentados pelos alunos e seus orientadores, a Monsanto decidiu premiar dois finalistas, ambos da Esalq, com o valor de R$ 5 mil cada. 

Os premiados foram a doutoranda Letícia Aparecida Castro Lara e o pós-doutorando Kaio Olimpio das Graças Dias. Os dois desenvolvem trabalhos sob a orientação do professor Antonio Augusto Franco Garcia, do Departamento de Genética.

“Foi uma grande oportunidade de, pela primeira vez, conhecer um ambiente corporativo, ver a aplicabilidade das pesquisas e interagir com excelentes profissionais”, diz Leticia. Seu projeto consiste em otimizar o programa de melhoramento genético de forrageiras sexuais da Embrapa Gado de Corte de forma a selecionar bons genitores em um menor prazo de tempo para, posteriormente, obter um produto final de qualidade para o mercado agropecuário.

Já o projeto de Kaio Olimpio é parte do doutorado realizado na Universidade Federal de Lavras sob orientação do professor João Cândido, e do pós doutorado desenvolvido na Esalq com a supervisão do professor Augusto Garcia. 

O projeto conta ainda com a participação dos pesquisadores Maria Pastina e Lauro Guimarães, da Embrapa Milho e Sorgo, e de Salvador Gezan da Universidade da Florida.

“O trabalho tem como objetivo desenvolver genótipos de milho tolerantes à seca, de maneira mais rápida e eficiente. Para isso, são aplicadas técnicas de genética e estatística, em sintonia com o que as universidades e empresas privadas almejam para o desenvolvimento de genótipos superiores”. Kaio reforça ainda a importância da troca de experiências com profissionais bem conceituados no mercado.

“Foi muito gratificante conviver com a realidade de uma grande empresa como a Monsanto e poder verificar como pesquisas desenvolvidas na academia podem ser aplicadas. Mais importante ainda foi saber que o nosso projeto quebra barreiras e extrapola a universidade, atendendo demandas externas”.

Além dos dois vencedores, o terceiro, quarto e quinto colocados receberão mentoria por quatro meses para o desenvolvimento de seus estudos, elaboradas pela área de Recursos Humanos e liderança do negócio. Rafael Storto Nalin, também orientado pelo professor Garcia, foi um dos contemplados.

“Ter o trabalho reconhecido é uma satisfação e reflete a importância dos trabalhos realizados no Laboratório de Genética e Estatística”. Nalin apresentou o projeto “Avaliação de estratégias de seleção fenotípica e genômica no melhoramento de espécies autógamas: um estudo via simulação computacional”. 

De início, o estudo teve a orientação do professor Roland Vencovsky (falecido em 2016) e também conta com a colaboração do professor Júlio Bueno, da Universidade Federal de Lavras.

Mais de 100 trabalhos foram inscritos e submetidos à avaliação da comissão científica e profissionais da área de Talent Acquisition da Monsanto.

por Caio Albuquerque - da assessoria da Esalq
com informações da Monsanto

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...