Pular para o conteúdo principal

PROFISSIONAIS AFRICANOS CONCLUEM CURSO NA UFLA SOBRE A CULTURA DO ALGODÃO

 
Os 35 profissionais africanos presentes na Universidade Federal de Lavras (UFLA) desde junho deste ano concluíram nessa segunda-feira, 11, o curso de capacitação e transferência de tecnologia na cultura do algodão.

Originários dos países Benim, Burkina Faso, Burundi, Cameron, Tchad, Côte D’Ivoire, Mali e Togo et du Senegal, os estrangeiros vieram com o objetivo de aprender para repassar, aos órgãos e entidades nas quais atuam em seus países, questões relacionadas ao cultivo.

O curso contou com aulas teóricas e práticas por meio de viagens a propriedades agrícolas de cidades vizinhas a Lavras e também do sul e norte de Minas, Campo das Vertentes, triângulo mineiro e Alto Paranaíba.
 
Além do algodão, os participantes tiveram conhecimento sobre técnicas na área de produção agrícola de demais produtos, como o trigo, por exemplo.
 
“Todos os métodos aprendidos serão úteis para aplicar na agricultura dos países africanos” – afirma o coordenador do curso, professor Antônio Carlos Fraga (DAG).

Fraga ressalta que os resultados do curso foram muito melhores do que o planejado: “Houve uma sintonia muito grande entre os envolvidos; os estrangeiros se adaptaram e se integraram muito bem aos costumes brasileiros”, afirma.

O coordenador de Cooperação Técnica da África, Ásia, Oceania e Oriente Médio da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) do Ministério de Relações Exteriores, Nelci Peres Caixeta, esteve presente na solenidade de formatura e diz que vale a pena ver o resultado dessa integração entre Brasil e África: “Com certeza, a interação entre os participantes não vai se restringir apenas a esses 90 dias que estiveram no País. Acredito que vão continuar mantendo contato entre si para troca de experiências sobre as práticas aprendidas” – conclui.

O reitor da universidade, professor José Soares Scolforo, ressalta que o curso faz parte do processo de internacionalização da instituição: “Esse processo não faz com que a UFLA apareça nos rankings, mas é o que nos deixa mais felizes e com o maior prazer, pelo fato de ajudar nações amigas a difundirem nos seus trabalhos o que aprenderam aqui, fazendo com que os produtores tenham melhores condições de vida, à medida que conseguem produzir mais e melhor.”

Ao final da cerimônia, os formandos fizeram uma homenagem ao reitor, ao professor Antônio Fraga e aos demais integrantes que auxiliaram e acompanharam o curso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...