Pular para o conteúdo principal

25º CONCURSO QUALIDADE MINASUL DE CAFÉ

Mantiqueira de Minas, Matas de Minas e Sul de Minas, são as regiões vencedoras
Vencedores do 25º Concurso Qualidade Minasul de Café 

A Minasul apresentou, em uma cerimônia realizada na última quinta-feira, 19, os lotes vencedores da 25ª Edição do Concurso Qualidade Minasul de Café. Os campeões foram representados pelas regiões Mantiqueira de Minas e Sul de Minas. 

Na categoria café natural, o produtor Hudson Salvador Vilela, da Fazenda Colina, município de Luminárias, no Sul de Minas, atingindo nota de 91,75 pontos. Na categoria café cereja descascado, o campeão foi o produtor Renato Pita Maciel de Moura, da Fazenda Trapiá, em Baependi, conquistou o primeiro lugar com a nota de 89,6 pontos.

Cafés presidenciáveis também foram destacados, na categoria natural, com o vice colocado Nísio Oliveira Lima, da Fazenda Vista Alegre, em Nepomuceno, com 90,93 pontos; e Adelino Semboloni, da Fazenda dos Tachos, em Varginha, com 90,68 pontos, ficando na terceira posição. O quarto colocado foi Álvaro Mendes de Resende, da Fazenda Gericó, de Varginha, com 88,81 pontos; e o quinto colocado foi Efrain Botrel, da Fazenda Águas Claras, em Ilicínia. Os cinco vencedores da categoria natural representam a região Sul de Minas.

Na categoria café cereja descascado houve surpresa para os primeiros colocados. Andrea de Souza Rangel, vice com 88,7 pontos, é casada com o campeão da categoria. Já a terceira colocada, com a nota de 87,18, Patrícia Ferreira Alves, da Fazenda Boa Vista, em Ilicínia, Sul de Minas, é esposa do quinto colocado na categoria natural, Efrain Botrel. 

O quarto lugar foi para a Fazenda Nossa Senhora Aparecida, em Carmo da Cachoeira (MG), Sul de Minas, do produtor Helder Chagas Reis, que atingiu 86,81 pontos; e a quinta premiação foi para a região Matas de Minas, em Entre Rio de Minas, com o produtor Roberto Junqueira Filho, da Fazenda São Bento, que conquistou 86,68 pontos.

Francisco Lentini, supervisor do Departamento de Cafés Especiais e Diferenciados da Minasul e juiz principal do concurso, diz que esta 25ª Edição foi um grande sucesso. 

“Superou todas as nossas expectativas, desde a fase de inscrições, com um recorde de 320 amostras. Este Concurso vai ficar marcado, também, pela elevada pontuação e complexidade de atributos”. 

Lentini ainda comenta que os resultados mostram que os produtores estão mais preocupados em atender a demanda do mercado por cafés especiais. 

“É importante agora que eles continuem a trabalhar a consistência desses cafés para manter a qualidade”.

Para o produtor Antônio Bento da Silva, do Sítio Bela Vista, de Varginha - um dos 30 finalistas selecionados para a fase final - participar da premiação foi um motivo a mais para trabalhar a qualidade na próxima safra. 

“Fiquei muito feliz! Esse é o trabalho da minha vida e, participar pela primeira vez de um concurso como esse, e ainda chegar à fase final é a realização de um sonho. Ano que vem quero estar aqui dinovo, com um café melhor e contando, sempre, com o apoio da equipe Minasul”, comentou o produtor.

A Nucoffee Syngenta – Nutrade Comércio Exportação será a compradora dos lotes e disponibilizará as amostras em leilão virtual.

A 25º Edição do Concurso Qualidade Minasul de Café é uma realização da Minasul com apoio da Nucoffee Syngenta e órgãos ligados ao Conselho Municipal de Café. Desde 1993 a Minasul organiza o Concurso de Qualidade Minasul de Café, com o objetivo de promover a qualidade do café de seus cooperados junto aos mercados nacional e internacional.

CATEGORIA CEREJA DESCASCADO
Produtor
Localização
Região
Pontuação
Renato Pita Maciel de Moura
Fazenda Trapiá / Baependi
Mantiqueira de Minas
89,6
Andrea de Souza Rangel
Fazenda Trapiá / Baependi
Mantiqueira de Minas
88,7
Patrícia Ferreira Alves
Fazenda Boa Vista / Ilicínea
Sul de Minas
87,18
Helder Chagas Reis
Fazenda N. Sra. Aparecida / Carmo da Cachoeira
Sul de Minas
86,81
Roberto Junqueira Filho
Fazenda São Bento / Entre Rios de Minas
Matas de Minas
86,68

CATEGORIA NATURAL
Produtor
Localização
Região
Pontuação
Hudson Salvador Vilela
Fazenda Colina / Luminárias
Sul de Minas
91,75
Nísio Oliveira Lima
Fazenda Vista Alegre / Nepomuceno
Sul de Minas
90.93
Adelino Semboloni
Fazenda dos Tachos / Varginha
Sul de Minas
90,68
Álvaro Mendes de Resende
Fazenda Gericó / Varginha
Sul de Minas
88,81
Efrain Botrel
Fazenda Águas Claras / Ilicínea
Sul de Minas
88,78

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...