Pular para o conteúdo principal

ESTUDANTES CRIAM PURIFICADOR PARA ÁGUA DO RIO DOCE

Aparelho desenvolvido na UFMG foi batizado de Iara em alusão à lenda da sereia que habita as águas limpas do Rio Amazonas
Equipe do projeto às margens do Rio Doce

Estudantes de graduação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), liderados pelo professor do Departamento de Química do Instituto de Ciências Exatas, Rochel Montero Lago, desenvolveram um protótipo de purificador de água capaz de limpar mil litros de água em apenas uma hora.

A ideia é utilizar o projeto para limpar a água do Rio Doce e torná-la potável novamente. Em 2015, o rio foi atingido por cerca de 62 milhões de metros de cúbicos de rejeitos de mineração após o rompimento da barragem de Fundão, da Mineradora Samarco, em Mariana, tornando a água completamente imprópria para o consumo.

O protótipo do purificador é composto por dois contêineres de mil litros que purificam a água de maneira semelhante ao tratamento realizado pelas empresas de saneamento. O grande diferencial está na velocidade do processo. Enquanto a limpeza nas companhias de águas é realizada em três etapas, o aparelho dos estudantes executa o processo em apenas uma etapa. Além disso, o protótipo pode ser facilmente manipulado pelos ribeirinhos da região, que só precisam colocar a água no equipamento e aguardar enquanto o tratamento acontece.

Com durabilidade de oito anos, o aparelho realiza a limpeza da água utilizando o policloreto de alumínio. Em contato com a água poluída, o insumo dá início a dois processos: coagulação e floculação. O primeiro provoca a junção das impurezas presentes na água e o segundo faz a sujeira decantar no fundo do purificador. Uma equipe responsável fará a limpeza periódica dos aparelhos.

O protótipo desenvolvido na UFMG foi batizado de Iara em alusão à lenda da sereia que habita as águas limpas do Rio Amazonas. A patente do Iara já foi depositada pela equipe da UFMG. O grupo formalizou uma parceria com a H2O Especialidades, empresa que será responsável pela fabricação dos insumos e pela produção dos purificadores. Também uma parceria está sendo firmada com a Samarco, que pretende adquirir 200 aparelhos para distribuição entre os ribeirinhos.

Além de garantir a qualidade da água, a equipe destaca que o aparelho pode ser adaptado para rios com características diferentes, realizando a limpeza de águas poluídas por dejetos diferentes. A ideia é que o purificador possa atender às necessidades de diversas comunidades ribeirinhas nessa situação.

da redação SIMI

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...