Pular para o conteúdo principal

ESTUDANTES CRIAM PURIFICADOR PARA ÁGUA DO RIO DOCE

Aparelho desenvolvido na UFMG foi batizado de Iara em alusão à lenda da sereia que habita as águas limpas do Rio Amazonas
Equipe do projeto às margens do Rio Doce

Estudantes de graduação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), liderados pelo professor do Departamento de Química do Instituto de Ciências Exatas, Rochel Montero Lago, desenvolveram um protótipo de purificador de água capaz de limpar mil litros de água em apenas uma hora.

A ideia é utilizar o projeto para limpar a água do Rio Doce e torná-la potável novamente. Em 2015, o rio foi atingido por cerca de 62 milhões de metros de cúbicos de rejeitos de mineração após o rompimento da barragem de Fundão, da Mineradora Samarco, em Mariana, tornando a água completamente imprópria para o consumo.

O protótipo do purificador é composto por dois contêineres de mil litros que purificam a água de maneira semelhante ao tratamento realizado pelas empresas de saneamento. O grande diferencial está na velocidade do processo. Enquanto a limpeza nas companhias de águas é realizada em três etapas, o aparelho dos estudantes executa o processo em apenas uma etapa. Além disso, o protótipo pode ser facilmente manipulado pelos ribeirinhos da região, que só precisam colocar a água no equipamento e aguardar enquanto o tratamento acontece.

Com durabilidade de oito anos, o aparelho realiza a limpeza da água utilizando o policloreto de alumínio. Em contato com a água poluída, o insumo dá início a dois processos: coagulação e floculação. O primeiro provoca a junção das impurezas presentes na água e o segundo faz a sujeira decantar no fundo do purificador. Uma equipe responsável fará a limpeza periódica dos aparelhos.

O protótipo desenvolvido na UFMG foi batizado de Iara em alusão à lenda da sereia que habita as águas limpas do Rio Amazonas. A patente do Iara já foi depositada pela equipe da UFMG. O grupo formalizou uma parceria com a H2O Especialidades, empresa que será responsável pela fabricação dos insumos e pela produção dos purificadores. Também uma parceria está sendo firmada com a Samarco, que pretende adquirir 200 aparelhos para distribuição entre os ribeirinhos.

Além de garantir a qualidade da água, a equipe destaca que o aparelho pode ser adaptado para rios com características diferentes, realizando a limpeza de águas poluídas por dejetos diferentes. A ideia é que o purificador possa atender às necessidades de diversas comunidades ribeirinhas nessa situação.

da redação SIMI

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...