Pular para o conteúdo principal

GOVERNO DE MINAS GERAIS HOMENAGEIA VÍTIMAS DE JANAÚBA NA MEDALHA SANTOS DUMONT

Evento será realizado hoje, terça-feira, na Fazenda Cabangu, em Santos Dumont, terra natal do aviador brasileiro

Vítimas e pessoas que participaram dos trabalhos de resgate e socorro médico na tragédia de Janaúba, Território Norte, serão homenageados pelo Governo de Minas Gerais na solenidade de entrega da Medalha Santos Dumont, hoje. terça-feira, 24, na Fazenda Cabangu, em Santos Dumont, na Zona da Mata. 

A homenagem é um reconhecimento do Estado à dor das famílias que perderam filhos, filhas e parentes, e aos que lutaram para salvar vidas, como policiais, médicos e enfermeiros.

A professora Heley de Abreu, que faleceu devido aos ferimentos provocados pelo fogo enquanto lutava para salvar seus alunos, será homenageada in memoriam no Grau Ouro. 

O Centro Municipal de Educação Gente Inocente, local da tragédia, também receberá o Grau Ouro, e será representado por sua diretora, Aline Cristina Mendes Santos. 

Os demais homenageados serão o médico André Leonardo Silveira Mendes, a enfermeira Letícia Mendes, o 3º sargento da Polícia Militar Wyclefson Lopes Teixeira e o soldado PM Gilberto Rômulo Dias Prates.

Para Luiz Carlos Batista, viúvo da professora Heley, a homenagem é um conforto. “A gente fica confortado e comovido em receber essa honraria do Governo de Minas Gerais, porque significa o reconhecimento do ato de bravura que Heley teve naquele momento. A ação dela impediu que muitas crianças fossem mortas. O exemplo dela serve para o mundo. Para ser herói hoje são necessários pequenos gestos de amor e generosidade, e o que mais nos gratifica é ver que existem pessoas assim, que todos podem doar um pouco de si, e que podemos todos ser mais solidários uns com os outros”, disse.

A enfermeira Letícia Mendes explica que os momentos vividos no hospital da Fundação de Assistência Social de Janaúba (Fundajan), onde trabalha desde 2013, foram carregados de muita dor, ao mesmo tempo em que era necessária coragem e rapidez, dela e de seus colegas, para salvar vidas. 

“Esse reconhecimento ao trabalho que fizemos deve ser dividido com os demais profissionais de saúde e com toda a população de Janaúba, que se mobilizou num grande gesto de solidariedade, com orações, doações e presença junto às famílias das vítimas. A cidade se uniu totalmente”, lembrou.

Para a diretora da creche, Aline Cristina Mendes Santos, o momento é de superação. “Eu me apego a três palavras: fé, esperança e amor, para reconstruirmos a segunda parte da nossa história, sempre acreditando que o amanhã será melhor, mesmo com tantos desafios”, diz. 

Ela disse que tem sido difícil a missão, mas o apoio, a solidariedade e o reconhecimento possibilitam a reconstrução. 

“Reabrimos as portas em outro lugar, estamos acolhendo as famílias e acreditando que a escola ainda é um lugar de proteção e de amor, mesmo com alunos e servidores ainda hospitalizados em razão da tragédia”, disse.

O soldado Gilberto está na Polícia Militar há sete anos. Como um dos primeiros a chegar à creche, ele relembra os momentos com muita emoção e diz que as cenas que presenciou vão marcar sua vida para sempre. Gilberto disse que não fala apenas por ele, mas por todos que ajudaram no socorro e no pós-tragédia. 

“Independentemente da minha atividade, qualquer ser humano faria o que eu fiz para salvar vidas num quadro terrível. Essa situação ainda me comove muito, pois eu queria ter podido fazer muito mais”, afirmou.

O médico André Leonardo diz que o reconhecimento do governo, com a Medalha Santos Dumont, é uma vitória da medicina do interior do estado. 

“É uma honra receber esse reconhecimento, pois representa o mérito da medicina do interior do estado. Mostramos naquele contexto que, mesmo em uma situação adversa como aquela, que foi atender mais de 40 pessoas em estado grave, que conseguimos o melhor desfecho possível, destacando a qualidade do material humano ali presente. É reconfortante saber que não faltou nada para aquelas pessoas. É da minha cidade que estamos falando e eu me sinto honrado em poder ter exercido o que eu faço de melhor. Para mim, é virtuoso receber essa honraria do Governo de Minas Gerais em nome de todos os profissionais de qualidade de Janaúba e do Norte de Minas”, frisou.

A tragédia de Janaúba ocorreu no dia 5 de outubro, quando o vigia da escola ateou fogo no local. Além da professora Heley e do próprio vigia, nove alunos morreram. 

Naquele mesmo dia, o governador Fernando Pimentel (PT) desembarcou na cidade e comandou as primeiras providências para socorrer as vítimas, inclusive com transporte dos casos mais graves para Montes Claros e Belo Horizonte.

A Medalha Santos Dumont é uma das mais tradicionais honrarias concedidas pelo Governo de Minas Gerais. Foi criada em 1956 para comemorar os 50 anos do primeiro voo do brasileiro Alberto Santos Dumont em uma aeronave mais pesada que o ar, o 14-Bis, em outubro de 1906, em Paris (França). É concedida em quatro graus: Grande Colar, Ouro, Prata e Bronze. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...