Pular para o conteúdo principal

POR UMA EDUCAÇÃO ADEQUADA À REALIDADE DOS ALUNOS

Professor da Unesp, Mauro Betti propõe ouvirmos os alunos "antes que cheguemos com nossos pré-juízos"
III Encontro Nacional de Educação Física Escolar da UFSJ (Enefes) lança desafios e possibilidades para a prática nas redes escolares

Mauro Betti nunca tinha visto as teorias que estuda tão bem exemplificadas quanto no momento em que viu sua filha de dois anos, numa festa de aniversário, descobrindo as funcionalidades de uma bola. A pequena, encantada, rolou, quicou e correu atrás daquela esfera laranja sem saber que se tratava de uma bola de basquete.

Esse foi o exemplo utilizado pelo professor da Universidade Estadual Paulista (Unesp) para explicar conceitos teóricos como percepção e intencionalidade, de forma leve e divertida, na mesa 

“A teoria do movimentar-se em perspectiva semiótica: ensinar a pensar criticamente”, na abertura do III Encontro Nacional de Educação Física Escolar da UFSJ (Enefes). 

Com o auditório cheio, o público composto por estudantes do curso de Educação Física da UFSJ, mestrandos, doutorandos e professores da rede pública de ensino assistiu e interagiu com as demonstrações do professor.

“Os alunos nos falam antes que cheguemos com nossos pré-juízos e pré-conceitos e óculos teóricos, então precisamos ouvir”, pontua Betti. Propôs um ensino que se adapte à realidade dos alunos. “Se eles não conseguem alcançar a cesta de basquete, por que não abaixá-la? É melhor que eles se sintam como os jogadores que veem na televisão e se interessem em saber mais sobre o esporte do que chegar com a teoria e regras que só os desinteressam”.

A fala combina com o objetivo do Congresso, de acordo com o presidente do III Enefes, professor Diego Mendes. 

“Queremos lançar desafios e possibilidades sobre o ensino de Educação Física nas redes escolares. Este congresso é uma resistência ao desinvestimento em espaços de divulgação e formação”, afirma.

O evento segue até este final da semana. Você pode conferir a programação completa em ufsj.edu.br/dcefs/iii_enefes.php ou www.facebook.com/events/253770291784552.

A Universidade e as escolas
“Sem professor bem formado, não há educação. A grande questão é considerar não apenas a área escolar, mas como ela avança para a sociedade”, opina o vice-reitor e professor do curso de Educação Física da UFSJ, Marcelo Andrade. 

Para isso, a Universidade tem trabalhado a inserção do futuro profissional nas escolas por meio de projetos de iniciação à docência, extensão e pesquisa, com o objetivo de buscar novas possibilidades no campo da educação escolar.

O reconhecimento desse trabalho, inclusive, tem alcançado diversos veículos de avaliação dos cursos. No mais recente deles, seis cursos de licenciatura da UFSJ foram avaliados com 5 estrelas pelo Guia do Estudante, que chegou às bancas na segunda-feira, 16.

da assessoria da UFSJ

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...