Pular para o conteúdo principal

STARTUP MINEIRA INOVA COM UTILIZAÇÃO DE INSETOS PARA ALIMENTAÇÃO

Intech Brasil tem foco na produção de ração animal, mas não descarta criar produtos para humanos
Os insetos são utilizados na produção de farinha para nutrição animal

O Tenébrio Molitor, também conhecido como bicho-da-farinha, é um besouro inofensivo que na fase adulta chega a, no máximo, 2,5cm. Sua fêmea é capaz de botar de 500 a 1.000 ovos em cada desova e por isso esse é o principal inseto utilizado pela Intech Brasil. 

A startup atua no segmento de nutrição animal e é pioneira no país no setor de produção de farinha de insetos para a alimentação de animais de estimação e criação.

Sua grande aposta como diferencial está nas vantagens da utilização de insetos para a produção de ração animal. A quantidade de insetos produzida por metro quadrado é significativamente maior se comparada à criação de aves ou suínos, por exemplo. 

“A criação de insetos é totalmente sustentável. Além de precisar de menos espaço, não há a utilização direta de água na criação e os insetos emitem uma quantidade muito menor de gases potencializadores do efeito estufa”, explica o biotecnologista e cofundador da startup, Maurício Medeiros.

A qualidade do produto é garantida por seus criadores. Os insetos são ricos em proteínas e lipídios e têm sabor neutro, sem apresentar rejeição por parte dos animais. 

“No caso do mercado de aves e peixes ornamentais a aceitabilidade é enorme pelo fato de na natureza já consumirem insetos”, argumenta.

Alimentação humana
Alguns países, como Tailândia e China por exemplo, já são conhecidos pela utilização de insetos na alimentação humana. 

Segundo a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), até 2050, o planeta será habitado por mais de 9 bilhões de pessoas e o futuro da alimentação é uma preocupação real. 

“Vender produtos à base de insetos para humanos é uma possibilidade que a gente não descarta. A previsão é que a quantidade de humanos e pets cresça muito nos próximos anos. Então ele precisará se preocupar com a alimentação do bicho de estimação e a sua alimentação”, explica Medeiros.

Para se consolidar no mercado, a Intech Brasil terá que superar alguns desafios. Além da resistência cultural em relação à utilização de insetos na alimentação, a ausência de legislação sobre o tema pode ser uma barreira para a startup. Mas os sócios acreditam que essa regulamentação ocorra nos próximos anos.

Integrada ao Centro de Incubação de Atividades Empreendedoras (CIAEM), a Intech Brasil ainda não comercializa seus produtos, mas já está em fase de criação e reprodução de insetos e pretende entrar no mercado em 2018. 

“A criação de insetos no mundo já existe há muito tempo, mas a criação em grande escala ainda é algo inovador”, conclui.

por Pedro Matos - do SIMI

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...