Pular para o conteúdo principal

UFLA DINAMIZA SUA REDE DE ENERGIA ELÉTRICA

Novos equipamentos permitem o aumento na capacidade de distribuição de energia, com mais agilidade e confiança

Recentemente, foi instalado um novo alimentador para a distribuição de energia na Universidade Federal de Lavras (UFLA). 

O seu lançamento foi feito pelo reitor da UFLA, a vice-reitora e o pró-reitor de Infraestrutura, professores José Roberto Soares Scolforo, Édila Vilela de Resende Von Pinho e Jackson Antônio Barbosa, respectivamente. 

“Esses investimentos garantem segurança no fornecimento de energia”, explica o reitor, professor José Roberto Scolforo. 

“São mudanças pouco visíveis, mas que trazem um impacto enorme para a comunidade acadêmica”, reforça.

Parte importante dos novos equipamentos está em uma cabine de medição recém-inaugurada, localizada próximo ao Parque Tecnológico de Lavras (Lavrastec). 

Com a sua instalação naquele ponto, a UFLA passa a ser alimentada pela geradora de energia por meio de alimentadores situados em vários locais, o que era feito, até então, de um único ponto. 

A alimentação vem de regiões adjacentes à subestação de distribuição mais próxima – dois dos pontos estão distantes a apenas dois quilômetros dela. Anteriormente, essa distância era de 16 quilômetros, passando por diversos bairros de Lavras. 

Até então, caso ocorresse algum problema nesse trajeto, o fornecimento de energia elétrica na UFLA era afetado.

Com o caminho otimizado, as chances de ocorrerem problemas diminuem. Além disso, a UFLA consome uma significante parcela de energia distribuída para a região; dessa forma, com a distribuição viabilizada por vários pontos, cria-se oportunidade de aumento de oferta para a região e para mais consumidores.

Também estão instalados, em três pontos distintos, religadores automáticos. Esses dispositivos têm a função de proteger sistemas elétricos de interrupções transitórias: ao detectar que o fornecimento de energia por um alimentador foi interrompido, o segundo religador impede que a energia seja interrompida. 

Se isso ocorrer em dois pontos, o terceiro religador é acionado, evitando que haja interrupção no fornecimento de eletricidade no campus. Isso é possível devido à fonte de energia vinda de três pontos distintos: dois próximos ao Lavrastec e ao aeroporto; e outro, vindo do bairro Baunilha. 

Nova cabine de medição, próxima ao Lavrastec

“Os religadores minimizam as interrupções causadas por curtos temporários, religando automaticamente quando o causador da falha já não estiver em contato com a rede”, explica o engenheiro eletricista da UFLA, Marcelo Arriel Rezende.

Na cabine de medição, há um equipamento que registra o consumo total da UFLA, e a demanda de energia do momento, que poderá indicar remotamente e atuar de forma automática em determinadas cargas não prioritárias para aliviar a demanda e evitar desligamento por sobrecarga.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...