Pular para o conteúdo principal

EXPOSIÇÃO INÉDITA NA CÂMARASETE CONTA A HISTÓRIA DE DIEGO RIVERA E FRIDA KAHLO

Acervo conta com 40 fotografias que registram momentos pessoais do casal de artistas mais importante do México

O Governo de Minas e a Fundação Clóvis Salgado trazem a Belo Horizonte a exposição Diego e Frida: um sorriso no meio da estrada. 

Com curadoria do Instituto Nacional das Belas Artes e da Secretaria de Cultura do México, a exposição reúne 40 fotografias que revelam o mundo compartilhado por Diego Rivera e Frida Kahlo, um dos casais mais controversos e famosos da história da arte no México. 

Juntos por quase 25 anos, protagonizaram um relacionamento marcado por encontros e desencontros.

A exposição, inédita no Brasil, passou por países como EUA, Polônia, Peru, Israel e Suécia. A escolha das cidades brasileiras foi pensada cuidadosamente, como conta Adolfo Zepeda, Cônsul de Comunicação e Cultura do Consulado Geral do México no Rio de Janeiro. 

“Reconhecemos nas pessoas de Belo Horizonte um interesse pelas artes internacionais e pelos personagens de Frida Kahlo e Diego Rivera. Em resposta a esta expectativa, escolhemos esta cidade como uma das únicas duas cidades no Brasil onde será apresentada esta exposição, além de Recife”.

Importância história - Um dos diferenciais da exposição é apresentar aspectos íntimos da vida de figuras tão conhecidas e públicas. 

Muitas das fotografias presentes no acervo foram feitas por amigos como Manuel Alvarez Bravo, Nicolás Murray e Edward Weston, acompanhando diferentes fases do relacionamento, vida, dor e morte de Frida e Diego. 

A trajetória dos artistas mexicanos pode proporcionar grandes reflexões sobre o século XX, estando no centro de debates artísticos e seus envolvimentos com movimentos políticos.

Diego ajudou a estabelecer o movimento do Muralismo, grandes pinturas com o objetivo de enaltecer e divulgar a história e cultura do México. Conheceu Frida em 1929, quando ela ainda era uma estudante de arte e iniciariam um relacionamento que duraria até a morte dela, em 1954. 

As pinturas de Frida possuíam forte caráter biográfico. Juntos, mantiveram uma relação marcada por brigas, traições e intensa produção artística e envolvimento político, participando do Partido Comunista do México.

Para Afonso Zepeda, existem muitos debates e histórias sobre as figuras de Diego e Frida. “A exposição pretende rever essas histórias em sua privacidade e transcendência. É uma exposição fotográfica reveladora dos sorrisos, gestos e verdades da vida, semelhante a ter um olhar curioso sobre o álbum da família. A exposição reúne, pela primeira vez, a história da vida de um casal controverso e transcendente, mas também, à luz dos fotógrafos que os acompanharam ao longo do caminho, um casal humano”, finaliza.

Serviço
Diego e Frida, um sorriso no meio da estrada
Período expositivo: 29 de novembro a 18 de fevereiro
Local: CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais
Endereço: Av. Afonso Pena, 737
Entrada gratuita

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...