Pular para o conteúdo principal

EXPOSIÇÃO INÉDITA NA CÂMARASETE CONTA A HISTÓRIA DE DIEGO RIVERA E FRIDA KAHLO

Acervo conta com 40 fotografias que registram momentos pessoais do casal de artistas mais importante do México

O Governo de Minas e a Fundação Clóvis Salgado trazem a Belo Horizonte a exposição Diego e Frida: um sorriso no meio da estrada. 

Com curadoria do Instituto Nacional das Belas Artes e da Secretaria de Cultura do México, a exposição reúne 40 fotografias que revelam o mundo compartilhado por Diego Rivera e Frida Kahlo, um dos casais mais controversos e famosos da história da arte no México. 

Juntos por quase 25 anos, protagonizaram um relacionamento marcado por encontros e desencontros.

A exposição, inédita no Brasil, passou por países como EUA, Polônia, Peru, Israel e Suécia. A escolha das cidades brasileiras foi pensada cuidadosamente, como conta Adolfo Zepeda, Cônsul de Comunicação e Cultura do Consulado Geral do México no Rio de Janeiro. 

“Reconhecemos nas pessoas de Belo Horizonte um interesse pelas artes internacionais e pelos personagens de Frida Kahlo e Diego Rivera. Em resposta a esta expectativa, escolhemos esta cidade como uma das únicas duas cidades no Brasil onde será apresentada esta exposição, além de Recife”.

Importância história - Um dos diferenciais da exposição é apresentar aspectos íntimos da vida de figuras tão conhecidas e públicas. 

Muitas das fotografias presentes no acervo foram feitas por amigos como Manuel Alvarez Bravo, Nicolás Murray e Edward Weston, acompanhando diferentes fases do relacionamento, vida, dor e morte de Frida e Diego. 

A trajetória dos artistas mexicanos pode proporcionar grandes reflexões sobre o século XX, estando no centro de debates artísticos e seus envolvimentos com movimentos políticos.

Diego ajudou a estabelecer o movimento do Muralismo, grandes pinturas com o objetivo de enaltecer e divulgar a história e cultura do México. Conheceu Frida em 1929, quando ela ainda era uma estudante de arte e iniciariam um relacionamento que duraria até a morte dela, em 1954. 

As pinturas de Frida possuíam forte caráter biográfico. Juntos, mantiveram uma relação marcada por brigas, traições e intensa produção artística e envolvimento político, participando do Partido Comunista do México.

Para Afonso Zepeda, existem muitos debates e histórias sobre as figuras de Diego e Frida. “A exposição pretende rever essas histórias em sua privacidade e transcendência. É uma exposição fotográfica reveladora dos sorrisos, gestos e verdades da vida, semelhante a ter um olhar curioso sobre o álbum da família. A exposição reúne, pela primeira vez, a história da vida de um casal controverso e transcendente, mas também, à luz dos fotógrafos que os acompanharam ao longo do caminho, um casal humano”, finaliza.

Serviço
Diego e Frida, um sorriso no meio da estrada
Período expositivo: 29 de novembro a 18 de fevereiro
Local: CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais
Endereço: Av. Afonso Pena, 737
Entrada gratuita

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...