Pular para o conteúdo principal

FIGURAS PÚBLICAS EM PELE NEGRA NO FÓRUM DE BH

Marilyn Monroe ganhou a versão de uma mulher negra e passista de escola de samba

A loira, atriz e modelo norte-americana Marilyn Monroe ganhou a versão de uma mulher negra e passista de escola de samba no Brasil. O mesmo aconteceu com Sophia Loren. 

A diva do cinema italiano ganhou contornos de empregada doméstica nas telas da série “Eu sou neguinha”, da artista plástica Helena Rodrigues. 

A exposição com diversos artistas hollywoodianos será hoje, terça-feira, 28, às 19h, na Galeria de Arte do Fórum Lafayette, em Belo Horizonte.

A artista ressalta que o objetivo da série de pinturas é debater o racismo sem ofender, culpar ou brigar com ninguém. 

“Todas as personalidades públicas retratadas nas pinturas mostram como poderiam ser se fossem pobres, negras e nascidas no Brasil. Sabemos o quanto a maioria negra vive em condições menos favorecidas no País”, ressalta Helena Rodrigues.

James Dean, algemado e sendo apresentado à imprensa diante de um cartaz da Polícia Civil

As pinturas incluem também Elvis Presley como motoboy entregador de pizza e James Dean, algemado e sendo apresentado à imprensa diante de um enorme cartaz da Polícia Civil. Marlene Dietrich, atriz alemã de renome internacional e símbolo sexual, está vestida em saco de linhagem. As obras ainda retratam Che Guevara e Carmen Miranda.

“Na infância, esses artistas eram minha referência e não tínhamos noção se eles eram diferentes ou iguais em razão da cor da pele. Sequer sabia que o futuro poderia ser diferente por causa de raças distintas”, destacou.

A exposição ainda vai mostrar a série “Eugenia”, que também trata da questão racial. Já as peças em bronze denominadas “Os Juízes” revelam como as pessoas comuns se comportam como julgadores do comportamento do outro no cotidiano.

A artista
Helena Rodrigues nasceu em Sete Lagoas e ingressou na Fundação Mineira de Arte (FUMA) em 1980 para estudar desenho industrial, migrando, dois anos depois, para a Escola Guignard, hoje pertencente à Uemg. 

Formou-se em artes plásticas com habilitação em educação artística em 1987. Trabalhou como professora na rede pública de Contagem e, em escolas privadas, como diretora de arte. 

Suas ilustrações científicas em aquarela, sobre a fauna e a flora brasileiras em risco de extinção, já foram expostas em centros culturais de diversas regiões do Brasil. No currículo há ainda mostras com coleções de retratos a óleo e esculturas em bronze.

da assessoria do TJMG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...