Pular para o conteúdo principal

FIGURAS PÚBLICAS EM PELE NEGRA NO FÓRUM DE BH

Marilyn Monroe ganhou a versão de uma mulher negra e passista de escola de samba

A loira, atriz e modelo norte-americana Marilyn Monroe ganhou a versão de uma mulher negra e passista de escola de samba no Brasil. O mesmo aconteceu com Sophia Loren. 

A diva do cinema italiano ganhou contornos de empregada doméstica nas telas da série “Eu sou neguinha”, da artista plástica Helena Rodrigues. 

A exposição com diversos artistas hollywoodianos será hoje, terça-feira, 28, às 19h, na Galeria de Arte do Fórum Lafayette, em Belo Horizonte.

A artista ressalta que o objetivo da série de pinturas é debater o racismo sem ofender, culpar ou brigar com ninguém. 

“Todas as personalidades públicas retratadas nas pinturas mostram como poderiam ser se fossem pobres, negras e nascidas no Brasil. Sabemos o quanto a maioria negra vive em condições menos favorecidas no País”, ressalta Helena Rodrigues.

James Dean, algemado e sendo apresentado à imprensa diante de um cartaz da Polícia Civil

As pinturas incluem também Elvis Presley como motoboy entregador de pizza e James Dean, algemado e sendo apresentado à imprensa diante de um enorme cartaz da Polícia Civil. Marlene Dietrich, atriz alemã de renome internacional e símbolo sexual, está vestida em saco de linhagem. As obras ainda retratam Che Guevara e Carmen Miranda.

“Na infância, esses artistas eram minha referência e não tínhamos noção se eles eram diferentes ou iguais em razão da cor da pele. Sequer sabia que o futuro poderia ser diferente por causa de raças distintas”, destacou.

A exposição ainda vai mostrar a série “Eugenia”, que também trata da questão racial. Já as peças em bronze denominadas “Os Juízes” revelam como as pessoas comuns se comportam como julgadores do comportamento do outro no cotidiano.

A artista
Helena Rodrigues nasceu em Sete Lagoas e ingressou na Fundação Mineira de Arte (FUMA) em 1980 para estudar desenho industrial, migrando, dois anos depois, para a Escola Guignard, hoje pertencente à Uemg. 

Formou-se em artes plásticas com habilitação em educação artística em 1987. Trabalhou como professora na rede pública de Contagem e, em escolas privadas, como diretora de arte. 

Suas ilustrações científicas em aquarela, sobre a fauna e a flora brasileiras em risco de extinção, já foram expostas em centros culturais de diversas regiões do Brasil. No currículo há ainda mostras com coleções de retratos a óleo e esculturas em bronze.

da assessoria do TJMG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...