Pular para o conteúdo principal

TROMBÓLISE É O NOVO TRATAMENTO OFERECIDO PELO HOSPITAL SAMUEL LIBÂNIO

O setor de Neurocirurgia do HCSL possui os equipamentos e qualificação necessários para atender pacientes com acidente vascular encefálico isquêmico
Médico neurocirurgião, Antônio Luiz Carone

O Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL), de Pouso Alegre, no Sul de Minas, vem se consolidando cada vez mais em tratamentos no setor de Neurocirurgia e um dos diferenciais atuais é a trombólise, nome dado ao processo pelo qual se dissolve um trombo formado na corrente sanguínea. 

"O importante é destacar que temos uma aparelhagem excelente que nos ajuda muito diante da situação do paciente com acidente vascular encefálico isquêmico (AVEi), que é a principal causa de incapacidade em adultos em muitos países apesar dos avanços nas estratégias preventivas. Com o atendimento adequado e qualificado prestado pelo Hospital podemos indicar os tratamentos necessários. No Samuel Libânio já fazemos com uma certa frequência o tratamento de trombólise", enfatiza o médico neurocirurgião, Antônio Luiz Carone.

Carone conta que no Hospital Samuel Libânio existe a chegada de muitos pacientes com doenças vasculares cerebrais. A frequência do problema de saúde aumenta com o envelhecimento das pessoas, mas a doença pode ocorrer em jovens, adultos, mulheres e homens. 

"Quando qualificamos esses pacientes através de exames detectamos esses sintomas súbitos por meio de distúrbios da fala e perda de movimento de um lado do corpo. Logo pensamos em processo vascular mas precisamos dividir o que acontece realmente com o paciente, pois em algumas vezes ele só demonstra alguns sintomas que desaparecem. Outro caso, é quando o quadro vascular encefálico está se instalando de forma progressiva e pode ser classificado como hemorrágica e isquêmica, neste último caso podemos ver se é superficial ou mais profunda e fazer o tratamento", explica o neurocirurgião, alertando que nem todos os casos podem ser tratados com a trombólise, processo que é oferecido pelo Hospital para particulares e convênios.

O paciente detecta que está com acidente vascular encefálico por distúrbios da fala, formigamento no rosto e fraqueza nas mãos e pernas, que são sinais que podem ser progressivos e indicar a doença. 

"Nesse caso, a pessoa tem que procurar profissionais em neurologia e neurocirurgia para fazer o tratamento adequado. Quanto antes for detectado o problema maior a chance de solucionar a doença", esclarece Carone. Ele aconselha que as pessoas previnam as doenças com exercícios físicos, alimentação saudável, fazendo um controle clínico e arterial, unindo o cuidado com a saúde e a qualidade de vida.

O novo setor de Neurocirurgia do Hospital das Clínicas Samuel Libânio foi inaugurado no dia 12 de julho deste ano com oito quartos duplos e 21 leitos. 

A estrutura nova é toda remodelada e reformulada com padrão de qualidade internacional e com equipamentos usados nos melhores hospitais do mundo.

da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...