Pular para o conteúdo principal

VARGINHA RECEBE FOMENTA MINAS

Ação do Sebrae Minas pretende aproximar as micro e pequenas empresas dos grandes mercados das compras públicas
Sede do Sebrae Minas em Belo Horizonte

Nos dias 29 e 30 de novembro, Varginha, no Sul de Minas, recebe o Fomenta Minas, encontro de oportunidade promovido pelo Sebrae Minas e voltado para micro e pequenas empresas (MPE) do Sul do estado. 

No Fomenta Minas, os empresários terão a oportunidade de fazer contato com compradores governamentais, grandes compradores da administração pública direta e indireta e empresas estatais. 

A Rodada de Negócios está inserida na programação do evento, reunindo grandes empresas privadas para negociar com as MPE, em um só espaço. As ações ocorrem na Cidade Universitária do Grupo Unis e as inscrições gratuitas devem ser feitas no site da Sympla.

O Fomenta Minas tem como principais objetivos: criar condições para a ampliação da participação das MPE no volume de compras dos governos federal, estaduais e municipais e suas estatais; promover a capacitação das MPE e dos gestores públicos para conhecimento sobre os principais instrumentos jurídicos e operacionais que propiciem seu acesso ao mercado das compras governamentais; disseminar boas práticas e fornecer subsídios técnicos e jurídicos que assegurem o tratamento diferenciados às microempresas e empresas de pequeno porte, previsto na Lei Geral das micro e pequenas empresas; divulgar amplamente os procedimento, especificações e exigências dos grandes compradores públicos, das esferas federal, estadual e municipal, para suas aquisições de bens, serviços e obras, focando nos setores com forte participação das MPE, sobretudo pequenos negócios ligados aos setores e projetos coletivos prioritários do Sistema Sebrae; sensibilizar os grandes compradores públicos para a sua responsabilidade como indutores e promotores do desenvolvimento local.

De acordo com o gerente da Regional Sul do Sebrae Minas, Juliano Cornélio, o Fomenta Minas “é uma oportunidade de aproximar as micro e pequenas empresas dos grandes mercados das compras públicas, para que sejam estimuladas a fornecer para as instituições públicas, constituindo, assim, mais uma fonte de faturamento”, afirma.

Entre os destaques, estão as palestras do comentarista político da Globo News e repórter especial de política do Jornal das Dez, Gerson Camarotti; do âncora do Jornal da Band, na BandNews FM, e colunista da IstoÉ, Ricardo Boechat; e da jornalista, apresentadora e repórter do Fantástico, Glória Maria. 

O Fomenta também vai trazer nomes importantes como a profissional de atuação mundial em economia criativa, cidades criativas, negócios e o futuro do trabalho, Ana Carla Fonseca; o diretor do Sebrae Minas, Anderson Cabido; o especialista em franchising, Marcus Rizzo; o engenheiro e ex-prefeito de Maringá, Silvio Barros; o presidente do Grupo Educacional Unis, Stefano Barra Gazzola e o professor e vice-prefeito da cidade de Santa Rita do Sapucaí, Wander Chaves.

O Fomenta Minas conta com diversas oficinas, palestras, workshops e painéis, além da Rodada de Negócios e todas as ações acontecerão simultaneamente. 

Para isso, além do anfiteatro da Cidade Universitária, será utilizado todo o Bloco da Educação Executiva da instituição.

“A Cidade Universitária foi construída pensando em agregar ainda mais qualidade ao ensino que oferecemos. Contudo, pensamos, também, em um espaço para a comunidade em geral. Para nós é um prazer receber o Fomenta Mina em nossas instalações, pois nossas portas sempre estarão abertas para eventos que agreguem valor e tragam soluções inovadoras e de dinamismo”, afirma o presidente do Grupo Educacional Unis, professor Stefano Barra Gazzola. 

O Fomenta Minas é realizado pelo Sebrae Minas em parceria com o Grupo Unis e com apoio da Acinnet, Conselho Empresarial do Sul de Minas, EFG Varginha, Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de Minas Gerais (Federaminas), Fiemg – Regional Sul, Prefeitura de Varginha e do Governo de Minas Geais.

Serviço
Fomenta Minas em Varginha
Data: 29 e 30 de novembro de 2017
Local: Cidade Universitária do Grupo Unis (Avenida Alzira Barra Gazzola, 650 – Aeroporto)
Informações: Sebrae Varginha Praça Dr. Naylor Salles Gontijo, 160 – Vila Pinto). (35) 3690.5100 / 0800 570 0800 / www.sebrae.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...