Pular para o conteúdo principal

CENÁRIOS PARA 2018

Quinta maior cidade do Sul de Minas, candidaturas em Lavras ainda são incertas
Dâmina Pereira (deputada federal ) e Fábio Cherem (deputado estadual) são os parlamentares lavrenses atualmente com mandatos no Legislativo estadual e federal

2018 será um ano decisivo para o futuro do Brasil, mas também para seus estados e municípios. No próximo ano, que se inicia já semana que vem, os brasileiros irão às urnas para escolha do presidente da República, senadores, deputados federais e deputados estaduais.

Em Lavras, no Sul de Minas, os cenários para a próxima eleição começa a se desenrolar timidamente nos bastidores. A cidade conta com dois representantes eleitos: Dâmina Pereira, na Câmara dos Deputados e Fábio Cherem, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

A deputada federal Dâmina Pereira, que deve tentar a reeleição, além de fortalecer a sua atuação em diversos municípios do Estado, tem como forte trunfo o poder dentro do PSL, que hoje se denomina como Livres. 

O marido de Dâmina, o ex-prefeito de Lavras Carlos Alberto Pereira é o presidente estadual da legenda e tem buscado formar uma ampla coalização de candidaturas a deputado estadual e a deputado federal. A parlamentar mantém uma agenda permanente de divulgação das ações do seu mandato e boa articulação com a grande maioria dos veículos de mídia da cidade e região.

Segundos informações de bastidores, além da reeleição da esposa, o ex-prefeito mira aumentar sair das urnas com a legenda fortalecida para poder se aproximar do futuro ocupante Palácio da Liberdade.

Até o momento, não se tem nada confirmado sobre quem o PSL/Livres deverá apoiar para o Governo de Minas, mas segundo informações extraoficiais um eventual apoio o ex-prefeito de Belo Horizonte Márcio Lacerda é uma das viabilidades da legenda.

Um grande desafio de 2018 para a deputada federal Dâmina Pereira passa pelo posicionamento que a parlamentar tomar diante da Reforma da Previdência, proposta do Governo Temer que tem enorme rejeição entre o eleitorado de todo o país.

Já no grupo político da família Cherem, que tem o deputado estadual Fábio Cherem e detêm o Executivo local, com o irmão do parlamentar, o médio José Cherem, como prefeito, a tendência é de que Fábio Cherem tente a reeleição.

Embora o deputado estadual tenha reforçado sua atuação em diversos municípios do Estado, sendo inclusive alvo de críticas em Lavras sobre um certo "abandono" do seu domicílio, uma boa margem de votos na cidade natal será fundamental para o projeto de reeleição do político.

O intenso desgaste e falta de articulação política de seu irmão prefeito, também é um fator que vai contar bastante quando o deputado estadual Fábio Cherem colocar o bloco nas ruas da cidade buscando angariar votos dos lavrenses. Além disso, o parlamentar mantém uma agenda tímida e pouca expressiva de divulgação de seu mandato na cidade de Lavras e dificuldades de articulação com setores da imprensa.

Em seu primeiro mandato, o prefeito acumulou diversos desgastes, bateu de frente com o funcionalismo público municipal, que costuma ser bastante influenciador nas urnas e não conseguiu imprimir uma marca própria em seu governo, ficando como um personagem sem destaque na política local.

Além disso, o deputado Fábio Cherem ainda encontra um cenário incerto em seu partido, o PSD. Nas eleições de 2014, a legenda apoiou a coligação do PSDB ao Governo de Minas, mas dissidente, Fábio Cherem apoiou o atual governador Fernando Pimentel, do PT, de quem é um aliado próximo.

A tendência é o PSDB seguir nas eleições de 2018 com o PSDB ou candidatos que sejam apoiados pela sigla tucana. Uma das alternativas que vem ganhando força é uma candidatura própria do PSD ao Governo do Estado.

Outros
Além dos parlamentares lavrenses que devem tentar a reeleição, a cidade deverá ter ainda outros postulantes a Câmara dos Deputados e a Assembleia Legislativa.

O ex-prefeito João Batista Soares da Silva é um que deve disputar uma vaga para deputado estadual. Segundo correligionários consultados pela reportagem, o ex-prefeito estaria amadurecendo a ideia e contando com apoio de alguns militantes.

Já a ex-prefeita Jussara Menicucci (PSDB), cujo nome nunca deixa de ser especulado em todas as eleições, se mantém em silêncio sobre uma eventual disputa a estadual ou deputada federal.

Comentários

Ailton disse…
Sem dúvida o melhor veículo de mídia alternativa da região para se ficar por dentro da política. Parabéns!!!
Anônimo disse…
Cherem nunca mais!
Anônimo disse…
Votou no Cunha, a favor de Temer, reformas da previdência e trabalho
Anônimo disse…
Fabio Cherem nunca mais Damina pode dar adeus depois de ter votado 2 x a favor de Temer
Anônimo disse…
Parabéns pelas suas eficientes postagens.Brilhatismo e conhecimento a favor de uma comunidade.

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...