Pular para o conteúdo principal

OURO FINO: MISSIONÁRIO NORTE-AMERICANO RECEBE MEDALHA DESEMBARGADOR HÉLIO COSTA

O engenheiro deixou a Nasa para se dedicar a crianças e adolescentes em situação de risco
O juiz diretor do Foro da Comarca de Ouro Fino, João Cláudio Teodoro com o homenageado, o missionário norte-americano David Edward Davis

O missionário norte-americano David Edward Davis e fundador do abrigo Escola Esperança e Vida, em Ouro Fino, no Sul de Minas, foi o agraciado deste ano com a Medalha Desembargador Hélio Costa, oferecida pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). 


A cerimônia foi realizada no último dia 14, no Salão do Tribunal do Júri e teve a presença de autoridades, servidores, amigos, colaboradores do abrigo, além de crianças e adolescentes, entre outros convidados.

A solenidade foi aberta com a apresentação do grupo de flauta doce Pequenos Brilhantes, da Escola Estadual Delorme de Avelar Muniz, conduzido pelo professor de música Daniel Aparecido de Oliveira.

Após a execução do Hino Nacional e do Hino do Poder Judiciário, a honraria foi entregue ao homenageado pelas mãos do diretor do foro da Comarca de Ouro Fino, juiz João Cláudio Teodoro. 


Em seguida, o coral da escola Esperança e Vida fez uma apresentação ao homenageado, sob a coordenação do professor. Foi exibido também um vídeo com dezenas de fotos que contam a trajetória de David Davis.

O público se emocionou ao conhecer a história do missionário, desde a infância nos Estados Unidos, na Carolina do Sul, onde cresceu ao lado de seus familiares e amigos. 

Ele graduou-se em engenharia pela Universidade de Clemson, fez mestrado, ingressou na National Aeronautics and Space Administration (Nasa). Abandonou tudo em seu país em prol da missão de planejar, construir e executar um projeto voltado para o abrigamento com modelo familiar de crianças e adolescentes em situação de risco.

Davis, que já ganhou o título de cidadão honorário de Ouro Fino, conta que veio para o Brasil porque sempre lia sobre os problemas de crianças nas ruas. 

O objetivo era montar, no interior do Brasil, um modelo de casas lares com clima familiar e projeto profissionalizante. Em 1995 chegou ao Brasil para formar o que viria a se tornar a escola Esperança e Vida. Aprendeu português na convivência do dia a dia.

Ele conta que a escola já acolheu mais de 200 crianças e adolescentes, e muitos deles tiveram a chance de mudar a vida drasticamente para melhor. 

“Meu sonho é que o projeto se torne independente, para que eu possa me dedicar e multiplicar o modelo de casa lar para outros lugares no Brasil, que tanto precisam”, conta. Davis destacou que “uma criança é mais importante que um ônibus espacial”.

O magistrado João Cláudio Teodoro encerrou a cerimônia rendendo homenagens especiais ao agraciado: “David deixou seu país de origem e veio lutar pelos direitos das crianças e adolescentes de Ouro Fino e Inconfidentes, sem pedir nada em troca, fazendo-o apenas por amor a Jesus. David coloca em prática o Evangelho de Jesus, que disse: ‘tudo o que fizerdes aos menores dos meus irmãos é a mim que o fazeis’. Rendo as minhas homenagens a ele, que de uma forma tão grandiosa pratica a caridade”, completa o juiz.

O evento foi encerrado com a chegada do Papai Noel, que distribuiu doces para as crianças.

Sobre a medalha
A Medalha Desembargador Hélio Costa destina-se a agraciar aqueles que venham prestando ou tenham prestado relevantes serviços ao Poder Judiciário local. 

A medalha é concedida de dois em dois anos, sempre nos anos ímpares, preferencialmente no dia 8 de dezembro, data comemorativa do Dia da Justiça, com solenidade em todas as comarcas do estado.

com assessoria do TJMG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...