Pular para o conteúdo principal

CHEREM AINDA NÃO DEFINIU REAJUSTE DO FUNCIONALISMO


Os servidores públicos municipais de Lavras, no Sul de Minas, ainda não tiveram nenhum sinal sobre o reajuste de seus salários. O prefeito José Cherem (PSD) ainda não enviou o projeto de lei para apreciação da Câmara Municipal.

Por ser ano de eleições, a Lei Eleitoral estipula 7 de abril como prazo final para eventual reajuste de salários e vencimentos de servidores públicos. 

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Lavras (SISPMUL) protocolou oficio na Prefeitura de Lavras no dia 9 de fevereiro deste ano, solicitando do chefe do Executivo para que desse início as negociações sobre a reposição da inflação e recomposição das perdas do funcionalismo municipal.

O ofício, assinado pelo presidente da entidade sindical, Euiles Rodrigues da Silva, solicitou do prefeito José Cherem a reposição da inflação do período de 1º de janeiro de 2017 a 31 de dezembro de 2017, tendo como referência o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Além disso, o SISPMUL solicita ao prefeito que seja acrescido a reposição, 10% de recomposição das perdas dos servidores públicos municipais da cidade, mas até agora o Executivo não se manifestou.

Vexame
Em setembro do ano passado, o prefeito José Cherem enviou a Câmara Municipal de Lavras o Projeto de Lei Complementar 05/2017, que tratava da revisão geral nos salários e vencimentos dos servidores públicos municipais.

Para desgosto da categoria, o chefe do Executivo propôs um aumento de apenas 0,01%. Na época, em mensagem que acompanhou o PLC, encaminhada ao presidente do Legislativo local, o prefeito destacou que "ainda que irrisório, o reajuste proposto no presente projeto é o eleito como razoável" e que no momento atual, se faz necessário "para se dar cumprimento à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF)".

Na mensagem, o prefeito assumiu que a proposta de reajuste de apenas 0,01% não era um "aumento real nos salários e vencimentos dos servidores". 

Como o chefe do Executivo é obrigado a proceder um reajusto anual, mas sem estipular um valor mínimo, o "simbólico" 0,01% proposto teve apenas o objetivo de fazer a recomposição que é determinada pela Constituição Federal.

O reajuste de apenas 0,01% repercutiu em diversos meios de comunicação e virou até mesmo motivo de piadas, expondo o funcionalismo municipal e a cidade a uma posição vexatória diante da opinião pública.










Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...