Pular para o conteúdo principal

JUIZ CANÇADO TRINDADE, DO TRIBUNAL DE HAIA, RECEBERÁ DOUTOR HONORIS CAUSA

Graduado pela UFMG, magistrado é reconhecido pela defesa dos direitos humanos
Cançado Trindade é a 24ª personalidade agraciada com o principal título honorífico da UFMG

Em solenidade amanhã, terça-feira, 24, a partir das 19h, no Auditório Alberto Deodato, da Faculdade de Direito, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) concede seu maior título honorífico – Doutor Honoris Causa – ao juiz Antônio Augusto Cançado Trindade. 

Reconhecido internacionalmente pela atuação incisiva em defesa dos direitos humanos, o professor é membro, desde 2009, da Corte Internacional de Justiça (Tribunal da Haia), principal órgão judiciário da Organização das Nações Unidas (ONU), para o qual foi reeleito em novembro passado.

Em seus 90 anos, a UFMG concedeu o título a apenas 24 personalidades, já incluindo o professor Cançado Trindade. 

“A história da minha relação com a UFMG é muito especial. Guardo vínculos de estreita amizade com a Faculdade de Direito e sempre recebi seus acadêmicos nos organismos internacionais em que tenho atuado”, relata. 

“Estou sumamente honrado com a outorga do título de Doutor Honoris Causa pela universidade na qual me graduei. É algo muito especial para mim”, acrescenta.

Ao longo dos anos, Cançado Trindade atendeu diversos convites da Faculdade de Direito para discorrer sobre seus pareceres e votos em casos que foram decididos em âmbito internacional, “o que revela o verdadeiro espírito de Universitas”, pondera o homenageado. 

“Sempre mantivemos essa comunicação direta. Fico muito emocionado e feliz em voltar à UFMG e à nossa cidade natal”, completa.

O diretor da Faculdade de Direito, Fernando Gonzaga Jayme, que fará a saudação a Cançado Trindade na solenidade, destaca a projeção internacional da sua obra acadêmica, sempre pautada na defesa dos direitos humanos. Um grande legado de Cançado Trindade para a Faculdade é o Grupo de Estudos em Direito Internacional. 

"Ele se consolidou e se fortaleceu graças ao apoio dele”, comenta. Atualmente, vários profissionais que participaram desse grupo estão posicionados em organismos internacionais ou atuam no campo dos direitos humanos, informa o diretor.

Trajetória
Professor Emérito de Direito Internacional da Universidade de Brasília (UnB), Antônio Augusto Cançado Trindade é também professor honorário de Direito Internacional da Universidade de Utrecht (Países Baixos) e membro honorário da Universidade de Cambridge (Reino Unido), onde obteve doutorado – sua tese, Desenvolvimentos na regra de esgotamento dos recursos internos em Direito Internacional, defendida em 1977, foi agraciada com o Prêmio Yorke.

Detém o título de Doutor Honoris Causa em universidades de países como Chile, Peru, Paraguai, Argentina, Grécia, Espanha e Índia. Foi professor de Direito Internacional na Academia Diplomática Rio Branco (Brasil).

Tem atuado como professor convidado e professor visitante em universidades de diversos países da Europa, das Américas e da Ásia, assim como docente nos cursos anuais de Direito Internacional organizados pela Comissão Jurídica Interamericana da Organização dos Estados Americanos (OEA) e nas sessões anuais de estudo do Instituto Internacional de Direitos Humanos (França), instituição na qual é titular da cadeira Fondation Roi Baudouin, e na Academia de Direito Internacional Humanitário.

Na eleição para integrar o Tribunal da Haia, obteve a maior votação já recebida por um magistrado na história da instituição. Na Corte Interamericana de Direitos Humanos, é hoje reconhecido internacionalmente por fortalecer a proteção dos direitos da pessoa humana. 

da assessoria da UFMG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...