Pular para o conteúdo principal

DUETO DE GIGANTES NO ÚLTIMO FINAL DE SEMANA DO FESTIVAL DA PALAVRA DE ITAGUARA

Ao invés de um duelo, a singela e aconchegante cidade mineira de Itaguara será palco de um verdadeiro dueto de gigantes, na noite deste sábado

No dia 5 de maio, a erudição e sabedoria do professor Pasquale Cipro Neto encontra a arte e a poesia do cantor e compositor Celso Adolfo, a partir das 19h, no Conquistano Futebol Clube.

O evento “Nossa Palavra & Nossa Música” é gratuito e integra os destaques da programação deste último final de semana do I Primeiro Festival da Palavra, que acontece desde o dia 20 de abril, no município de Itaguara, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), que fica a 95 Km de Belo Horizonte. O título dessa atração já dá uma ideia da riqueza cultural deste encontro. 

A partir de palavras selecionadas, o professor, que é também patrono do Festival, irá comentar sobre sua origem, evolução, utilização e maneirismos, enquanto o músico deverá encantar a plateia com canções baseadas naquela palavra, exaltando a beleza de nossa língua e a diversidade que caracteriza o nosso vocabulário.

O festival é uma realização da Prefeitura Municipal de Itaguara e da Partners Comunicação Integrada. Toda a programação é gratuita.

O evento
O I Primeiro Festival da Palavra de Itaguara acontece entre os dias 20 de abril e 6 de maio e traz diversas atrações e atividades culturais voltadas para os estudantes das escolas municipais e para a população em geral. 

Um exemplo é o jogo “Caça Palavras”, no qual moradores e estudantes recebem formulários onde podem registrar suas palavras favoritas e descrever um sentimento ligado a cada uma delas.

Realizado pela Prefeitura Municipal de Itaguara e pela Partners Comunicação Integrada, toda a programação do Festival é gratuita e conta com as presenças do professor Pasquale Cipro Neto, convidado de honra e patrono do evento, além do cantor e compositor Celso Adolfo.

A Itaguara de Guimarães Rosa
O município Itaguara, localizado a 95 quilômetros de Belo Horizonte, tem uma forte relação com as palavras e com a literatura nacional. "Mas, meu Deus, como isto é bonito! Que lugar bonito para gente deitar no chão e se acabar!..." 

Com essa frase o célebre escritor João Guimarães Rosa definiu Itaguara, lugar que ele escolheu para morar de 1930 a 1932, logo após formar-se em Medicina na Universidade Federal de Minas Gerais. A vocação para médico, no entanto, não foi mais forte do que o amor pelas palavras, pela literatura, e ele acabou tomado pela paixão da escrita.

Itaguara também é berço de outros escritores como Vilma Guimaraes Rosa e a poetisa Neusa Sorrenti, autora de mais de 20 títulos de literatura infantil e juvenil, entre eles o premiado “O encantador de pirilampos”.

Ensino de qualidade
O município também se destaca pela qualidade na prestação de serviços de educação. Pesquisa do Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB), divulgado em 2016, mostra que Itaguara figura entre as 200 melhores cidades do país em qualidade de ensino, estando à frente de tradicionais municípios brasileiros como Franca e Jaguariúna, ambas no interior de São Paulo, por exemplo. Importante lembrar que o Brasil possui mais de 5.500 municípios e Itaguara está entre os 5% melhores em educação.

Serviço
Festival da Palavra de Itaguara
Entre os dias 20 de abril e 6 de maio

Programação

Sábado, 05/05 às 19h
Nossa Palavra & Nossa Música - com Pasquale Cipro Neto e Celso Adolfo
Local: Conquistano Futebol Clube - Rua Pedro Rosa das Chagas, 132 – Centro – Itaguara (MG)

Domingo, 06/05 às 08h
Jogo Caça Palavras
Local: SAAE Itaguara Rua Dona Dinha, 110 – Centro – Itaguara (MG)

com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...