Pular para o conteúdo principal

HOSPITAL DAS CLÍNICAS SAMUEL LIBÂNIO REALIZA CAPTAÇÃO DE MÚLTIPLOS ÓRGÃOS


Equipes do Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL) de Pouso Alegre, no Sul de Minas, e profissionais de Belo Horizonte fizeram a captação múltipla de órgãos de um doador de 32 anos no HCSL, na última quinta-feira, 19. Foram doados pelo paciente que teve morte cerebral confirmada o coração, rins, córneas e fígado.


A equipe da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos (CIHDOTT) comemora a atitude solidária e fraterna da família. 

“A família do paciente está sendo muito gentil ao autorizar a doação dos órgãos. Quantas pessoas vão sair da fila de espera por um transplante com essa atitude. Conseguimos até a captação de um coração, algo raro”, comemora a integrante da CIHDOTT, enfermeira Alessandra Mara da Motta Paes Costa.

O médico Gabriel Correia, que integrou a equipe de captação dos órgãos no Hospital Samuel Libânio contou que duas equipes foram acolhidas no Centro Cirúrgico para fazer as avaliações dos órgãos para doação. 

"Para essa doação múltipla de órgãos, que é pouco comum, é necessário que os pacientes tenham diagnósticos de morte encefálica. Diante do diagnóstico, a família do paciente é contatada. Nesse caso, o doador de 32 anos já havia manifestado esse desejo antes do óbito e a família por um extremo ato de amor aderiu a causa de solidariedade", explicou.

No Brasil, existe um ranking com listagem de receptores que serão beneficiados com os órgãos do doador pouso-alegrense.

O Hospital Samuel Libânio conta com uma nova sala de cirurgia para urgência e emergência, o que facilitou a ação dos médicos e aumentou as chances de salvar mais vidas. 

"Temos estrutura para atuar neste segmento, recebendo equipes de fora como também para fazer transplantes de rins e córneas dentro do Samuel Libânio. Muitas pessoas estão ganhando uma nova esperança de vida", conta o médico Volney Marques Passos. "A doação de órgão é um ato de amor e solidariedade", conclui.

A esposa do doador, Regiane Aparecida Bernardes do Couto fez questão de deixar um depoimento sobre a importância da doação de órgãos. 

“Minha família está triste pela morte de meu marido, porém nosso consolo está em saber que parte dele vive em outras pessoas. Espero que mais famílias possam doar seus órgãos. A tristeza da despedida é consolada em saber que ele continua a viver em outras vidas”, disse.

A captação de órgãos deve ser feita em um paciente no caso de morte encefálica, quando o cérebro para de funcionar e o coração mantém o batimento normal. 

O paciente doador é mantido por conta de medicamentos com uma pressão satisfatória e essa pressão faz com que os órgãos fiquem viáveis por determinado tempo. Nesse tempo tem que acontecer todo processo de captação, como o ocorrido neste caso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...