Pular para o conteúdo principal

UM OLHAR PELA GEOGRAFIA DAS VERTENTES


Quem passa pelo Barteliê, durante o 30º Inverno Cultural da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ), pode conferir uma série de fotografias que exaltam a beleza do cenário da região. Trata-se da exposição Paisagens das Vertentes, que fica aberta à visitação durante todos os dias do festival, das 19 às 2 horas.

O projeto, que busca retratar e revisitar paisagens cotidianas dos moradores do Campo das Vertentes, surgiu de forma espontânea, como afirma o autor, o fotógrafo André Paes Almeida. Adepto de esportes que exigem contato com a natureza, ele aproveitava suas escaladas para fotografar o panorama. 

A relação entre o fotógrafo e as Vertentes vem de berço. Natural de Barbacena, André conta que sempre esteve próximo à natureza. Quando começou a fotografar, seu olhar encontrou uma direção natural. “A paisagem das Vertentes tem formações geológicas muito características. Eu gosto das serras, que em São João del-Rei fazem parte da estética”, declara.

Os cliques da geografia das Vertentes, caso da Serra do Lenheiro e da Serra de São José, foram sendo reunidos, até que o projeto tomasse forma. “As fotografias são bem espaçadas no tempo, foram feitas em várias expedições outdoor. Eu levava a câmera, gostava das paisagens e as daqui ajudavam muito”, relembra.

São seis imagens expostas no palco boêmio, todas captadas entre 2016 e 2018, em três cidades das Vertentes: Barbacena (onde nasceu), São João del-Rei (onde ele se formou em Arquitetura) e Tiradentes. Cachoeiras, formações rochosas, pores do sol, olhares vasculhando o horizonte: cada enquadramento captura uma apreciação da paisagem. “Quero compartilhar meu olhar para que as pessoas desfrutem e passem a valorizar os cenários naturais em que estamos inseridos, despertando para a importância de preservá-los.”

“Sempre convivi com esse horizonte. O projeto veio para exaltar nossa paisagem”. E que melhor momento para expor seus resultados? Durante o Inverno Cultural, cuja proposta se alinha com a valorização da fotografia como ferramenta que dialoga com a geografia e, por consequência, com a cultura local. André planeja outras exposições nessa linha, com material de cidades e paisagens que fotografou, e de outras que ainda tem vontade de retratar.

por Lucas Almeida e Maria Luisa Mello
com edição de Cibele de Moraes e Rogério Alvarenga
da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...