Pular para o conteúdo principal

UM OLHAR PELA GEOGRAFIA DAS VERTENTES


Quem passa pelo Barteliê, durante o 30º Inverno Cultural da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ), pode conferir uma série de fotografias que exaltam a beleza do cenário da região. Trata-se da exposição Paisagens das Vertentes, que fica aberta à visitação durante todos os dias do festival, das 19 às 2 horas.

O projeto, que busca retratar e revisitar paisagens cotidianas dos moradores do Campo das Vertentes, surgiu de forma espontânea, como afirma o autor, o fotógrafo André Paes Almeida. Adepto de esportes que exigem contato com a natureza, ele aproveitava suas escaladas para fotografar o panorama. 

A relação entre o fotógrafo e as Vertentes vem de berço. Natural de Barbacena, André conta que sempre esteve próximo à natureza. Quando começou a fotografar, seu olhar encontrou uma direção natural. “A paisagem das Vertentes tem formações geológicas muito características. Eu gosto das serras, que em São João del-Rei fazem parte da estética”, declara.

Os cliques da geografia das Vertentes, caso da Serra do Lenheiro e da Serra de São José, foram sendo reunidos, até que o projeto tomasse forma. “As fotografias são bem espaçadas no tempo, foram feitas em várias expedições outdoor. Eu levava a câmera, gostava das paisagens e as daqui ajudavam muito”, relembra.

São seis imagens expostas no palco boêmio, todas captadas entre 2016 e 2018, em três cidades das Vertentes: Barbacena (onde nasceu), São João del-Rei (onde ele se formou em Arquitetura) e Tiradentes. Cachoeiras, formações rochosas, pores do sol, olhares vasculhando o horizonte: cada enquadramento captura uma apreciação da paisagem. “Quero compartilhar meu olhar para que as pessoas desfrutem e passem a valorizar os cenários naturais em que estamos inseridos, despertando para a importância de preservá-los.”

“Sempre convivi com esse horizonte. O projeto veio para exaltar nossa paisagem”. E que melhor momento para expor seus resultados? Durante o Inverno Cultural, cuja proposta se alinha com a valorização da fotografia como ferramenta que dialoga com a geografia e, por consequência, com a cultura local. André planeja outras exposições nessa linha, com material de cidades e paisagens que fotografou, e de outras que ainda tem vontade de retratar.

por Lucas Almeida e Maria Luisa Mello
com edição de Cibele de Moraes e Rogério Alvarenga
da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...