Pular para o conteúdo principal

NOVA UNIDADE PRISIONAL TRAZ DIGNIDADE PARA 160 PRESAS DE JUIZ DE FORA

Anexo feminino foi construído por detentos com verbas originadas de condenações pecuniárias

Foi inaugurado ontem, 8 de outubro, no Complexo Penitenciário de Juiz de Fora, o Anexo Feminino Eliane Betti. Com capacidade para receber 180 detentas, o anexo foi construído com recursos financeiros de prestação pecuniária e com o trabalho de 24 presos, em todas as funções necessárias: pedreiro, pintor, serralheiro, bombeiro hidráulico.

O local, que inicialmente receberá 160 presas dos regimes semiaberto e fechado, possui oito celas, pátio para banho de sol, seis salas para atendimento dos serviços jurídicos, educacional, de enfermagem, psicologia e serviço social, brinquedoteca para que as detentas recebam a visita dos filhos pequenos, duas celas de triagem e vestiário para as agentes de segurança penitenciária.


Até então, as 160 presas estavam instaladas no menor pavilhão da Penitenciária Ariosvaldo Campos Pires, que também abriga homens que cumprem pena em regime fechado. 

“A situação era crítica e insustentável, considerando que não há vagas em outras unidades para a transferência dessas mulheres. A solução foi criar um novo espaço prisional, um local decente e digno, visando a reinserção no meio social”, destaca a promotora de Justiça Sandra Fátima Totte.

A titular da Promotoria de Justiça de Execução Penal de Juiz de Fora explica que uma resolução do Conselho Nacional de Justiça determina que as verbas oriundas de condenações em prestação pecuniária sejam aplicadas em prol da segurança pública. 

“Assim, após exaustivas reuniões realizadas entre o Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, OAB e Conselho da Comunidade, chegou-se à conclusão que tal verba deveria ser aplicada para melhorar o sistema prisional.”

Com as verbas, além do anexo feminino, foram instalados bodyscanners e disponibilizados detectores de metal em todas as unidades prisionais.

Na mesa da cerimônia de inauguração, representaram o Ministério Público de Minas Gerais a promotora de Justiça Sandra Totte e o chefe de gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça, Edson Baeta. Também estiveram presentes o juiz da Vara de Execuções de Juiz de Fora, Edvaldo Elias Penna Gavazza;  os desembargadores Júlio Gutierrez e Paulo Calmon; o secretário de Estado de Administração Prisional, Sérgio Barbosa Menezes; a diretora do foro, Raquel Gomes Barbosa; a coordenadora regional da Defensoria Pública, Ana Lúcia Leite; a comandante da Guarda Municipal, Emilce de Castro; o vereador Marlon Siqueira; o presidente do Conselho da Comunidade, Ubirajara de Aquino Mattos Silva; o arcebispo metropolitano, dom Gil Antônio Moreira; e o diretor-geral da Penitenciária José Edson Cavalieri, Marcos Adriano Francisco.

com assessoria do MPMG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...