Pular para o conteúdo principal

PREFEITURA DE BELO HORIZONTE ABRE O CADASTRO DE BLOCOS DE RUA PARA O CARNAVAL


A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur e da Prodabel, abre nesta terça-feira, dia 23, o cadastro de Blocos de Rua para o Carnaval de Belo Horizonte 2019. 

O procedimento garante o atendimento de demandas como desvio de trânsito, limpeza, instalação de banheiros químicos e segurança para os desfiles. Para o cadastramento, os interessados devem acessar a página de Eventos , disponível até o dia 19 de novembro de 2018.

A inscrição está aberta para Blocos de Rua que desfilam durante o período oficial do Carnaval, que em 2019 vai de 16 de fevereiro a 10 de março. Caso o cortejo esteja fora destas datas os responsáveis deverão comunicar diretamente a cada órgão municipal (segurança, trânsito, limpeza urbana) para as devidas providências.

O cadastramento é uma das principais ferramentas para o planejamento da operação do Carnaval. Essa será a única oportunidade que os representantes terão para cadastrarem informações sobre seus cortejos. “Essa ação é uma das dezenas que estamos planejando para fazer com que a folia da capital seja cada vez mais inovadora, organizada e surpreendente para o morador e para o visitante”, afirma Aluizer Malab, presidente da Belotur.

A grande novidade deste ano é que o mapa disponibilizado para a definição dos trajetos já terá algumas restrições referentes a áreas de segurança (locais com risco de alagamento, por exemplo), rotas de ambulância, circuito de desfile de escolas de samba e blocos caricatos, feiras, palcos oficiais, túneis, viadutos, passarelas, áreas hospitalares, rotas de foliônibus e rotas essenciais para a fluidez do trânsito na cidade.

Diretor de Eventos da Belotur, Gilberto Castro explica que uma das principais vantagens dessa evolução no sistema é a possibilidade de manter a cidade e seus serviços funcionando reduzindo o impacto para os moradores. “Além de permitir uma melhor operação durante o período do Carnaval, o processo fica mais simplificado para os próprios representantes dos blocos, diminuindo as burocracias”, afirma.

O cadastro não é obrigatório, mas os blocos que optarem por não fazê-lo não contarão com a infraestrutura disponibilizada pela Belotur, tais como banheiros químicos, fechamento de vias, divulgação, segurança e limpeza. Somente os blocos cadastrados poderão participar, também, do Edital de Subvenção, que oferece auxílio financeiro para os desfiles. A inscrição no Edital de Subvenção é gratuita e está prevista para novembro de 2018.

A ferramenta da Prefeitura permite que o representante cadastre até dois trajetos por bloco, inserindo informações como data, horário, local de concentração, trajeto e dispersão - tudo com o auxílio de um mapa. Para sanar possíveis dúvidas, a Prodabel disponibilizou um tutorial que pode ser acessado no portal da PBH (http://eventos.pbh.gov.br/ajuda.pdf). Quem ainda tiver dificuldades no cadastramento pode ligar para 3277-9702.

A Belotur criou, também, um guia com dicas para organizadores de blocos, que pode ajudar estreantes e quem já colocou o bloco na rua. Ele contém informações sobre normas, etapas de cadastramento, editais, entre outras.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...