Pular para o conteúdo principal

IMA INAUGURA COORDENADORIA REGIONAL EM POÇOS

Iniciativa descentraliza os serviços do instituto e vai atender a cerca de 14 mil propriedades rurais
Da esq. para dir., Thales Fernandes, Sérgio Azevedo, Cristina Fontes, Antônio Carlos de Moraes e Marcílio Magalhães

O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) inaugurou nesta terça-feira, 6, a Coordenadoria Regional do instituto em Poços de Caldas, no Sul de Minas. Criada em julho deste ano, a nova coordenadoria será instalada no prédio do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem (DEER-MG), no bairro Santa Rosália. Participaram autoridades e lideranças do agronegócio da região, servidores do IMA e do Instituto Estadual de Florestas (IEF).

Antiga reivindicação dos produtores rurais e demais agentes do agronegócio da região como forma de agilizar o acesso aos serviços do IMA, a nova coordenadoria tem seis escritórios seccionais que irão atender 32 municípios com cerca de 14 mil propriedades rurais e rebanho de cerca de 600 mil bovinos. Até então os produtores rurais da região eram atendidos pelas coordenadorias de Pouso Alegre, Varginha e Oliveira.

“A criação dessa nova coordenadoria descentraliza a prestação de serviços do IMA na região, o que vai otimizar e agilizar o atendimento aos produtores rurais, que terão nela um novo ponto de apoio”, ressalta a diretora-geral do Instituto Cristina Fontes Araujo Viana.

A dirigente lembra que Poços de Caldas e região constituem um importante polo econômico. Prova disso é que o IMA irá fiscalizar na área de inspeção dos produtos de origem animal um frigorífico de bovinos e suínos, quatro de aves, quatro indústrias de carnes e derivados, cinco fábricas de laticínios, dois entrepostos de ovos que estão em processo de registro e 10 agroindústrias de pescado.

Na área de defesa sanitária vegetal irá fiscalizar 440 unidades de produção em 237 propriedades, com a certificação de frutos e mudas de banana, citros, uva, café, morango e minitubérculos de batata-semente.

“Além da fiscalização desses estabelecimentos, atividade que contribui para a oferta de alimentos seguros para o consumidor, o IMA continuará com as diversas ações de defesa sanitária animal e vegetal que garantem a saúde dos rebanhos e das lavouras, permitindo não só o abastecimento do mercado mineiro, mas contribuindo também para as exportações”, relata Cristina Fontes.

O titular da nova coordenadoria é Wladimir Ferreira Fadini, engenheiro agrônomo formado pela Escola Superior de Agricultura e Ciências de Machado, com pós-graduação em Gestão Ambiental. “O produtor e os estabelecimentos do agronegócio terão na nova coordenadoria um importante ponto de apoio que vai além dos serviços de fiscalização, com orientação e assessoria que certamente contribuirão para o bom desempenho da sua atividade”, diz. 

O evento foi abrilhantado pela apresentação dos músicos da 10ª região da Polícia Militar de Minas Gerais. Foram homenageadas personalidades importantes para a consolidação da Coordenadoria Regional de Poços de Caldas. Durante o evento também foi inaugurado o Núcleo de Apoio Regional do IEF.

Abrangência da Coordenadoria Regional de Poços de Caldas:

Escritório seccional Alfenas (atendimento aos produtores de Alfenas, Divisa Nova, Fama e Serrania).
Escritório seccional Alterosa (atendimento aos produtores de Alterosa, Areado, Conceição Aparecida e Monte Belo),
Escritório seccional Cabo Verde (atendimento aos produtores de Bandeira do Sul, Botelhos, Cabo Verde, Campestre e Muzambinho),
Escritório seccional Machado (atendimento aos produtores de Carvalhópolis, Machado Paraguaçu, Poço Fundo e São João da Mata),
Escritório seccional Ouro Fino (atendimento aos produtores de Albertina, Bueno Brandão, Inconfidentes, Jacutinga, Monte Sião, Munhoz, Toledo e Ouro Fino),
Escritório seccional Poços de Caldas (Andradas, Caldas, Ibitiura de Minas, Ipuiuna, Poços de Caldas e Santa Rita de Caldas).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...